Como funciona a Renda Fixa

Como funciona a Renda Fixa

Apesar do nome renda fixa, nem todo investimento nesta modalidade realmente possui rentabilidade fixa. Na verdade, a grande maioria dos investimentos possui remuneração atrelada ao CDI, que, analogamente, é o mesmo valor da taxa básica de juros, a Selic.

A Selic tem seu valor definido pelo Copom (comitê de política monetária) do Banco Central. Eles se reúnem a cada 45 dias para definir a taxa referencial de juro. O BC, pelo menos em teoria, é autônomo do Ministério da Fazenda, sendo assim suas definições possuem caráter meramente econômico e não político.

Portanto, quando você coloca seu dinheiro em um investimento de renda fixa, na verdade sua remuneração não é fixa, fixa é a política de remuneração.

Caderneta de poupança, CDB, LCI, LCA e Debêntures são todos investimentos de renda fixa, todos eles remuneram em porcentagens do CDI/Selic.

O tesouro direto comercializa as LTNs que possuem remuneração fixa, este sim é um título com rentabilidade fixa. Ao comprá-lo no site do tesouro você saberá exatamente em quanto será remunerado.

O tesouro direto ainda negocia as NTNBs, títulos com uma remuneração fixa, igual uma LTN, acrescido do juro do período, medido pelo IPCA, que é o índice inflacionário oficial do governo.

Com exceção da caderneta de poupança, LCIs e LCAs; em todos os demais investimentos pagamos imposto de renda sobre o lucro obtido. O valor a pagar depende do tempo da aplicação, quanto mais tempo de investimento, menor a mordida do leão:

15% acima de 2 anos.

17,5% entre 1 e 2 anos.

20% entre 6 meses e 1 ano.

22,5% por até 6 meses.

Quanto se negocia a remuneração de um CDB com a gerência do banco é possível se estabelecer uma remuneração fixa por um período pré-acertado, mas estes acordos raramente são feitos, mesmo porque os gerentes seguem a cartilha e remuneram mesmo em porcentagens do CDI/Selic.

A regra também é simples: quanto mais dinheiro e por um maior tempo de aplicação, melhor remuneração se obtém. Neste sentido me agrada o tesouro direto, ele é mais democrático, e tanto o pequeno como o grande investidor recebem igual remuneração.

Conclusão

Como você percebeu a maioria dos investimentos de renda fixa possuem remuneração atrelada à Selic, e ela vem sendo reduzida reunião após reunião do Copom. Hoje a Selic está em 7,5%, menor valor histórico. Seu topo foi em outubro de 1997, impressionantes 45%. Era fácil ganhar dinheiro em renda fixa.

Investimentos de renda fixa são considerados investimentos seguros, no passado proporcionaram bons ganhos com segurança, era um verdadeiro almoço grátis. Hoje, eles protegem o valor investido da inflação, apresentando ganhos reais mitigados.