Empreendedorismo e desemprego: a sua saída para o fim da crise!

Empreendedorismo e desemprego: a sua saída para o fim da crise!

Quando a economia está estagnada, empreendedorismo e desemprego são assuntos que aparecem muito na mídia.

A economia em recessão tem feito muitas pessoas considerarem o empreendedorismo como opção profissional, e é nesse momento de incerteza que a autoavaliação deve acontecer, a fim de descobrir se você tem ou não perfil para empreender naquilo que sempre sonhou em fazer.

Se você tem esse sonho de conduzir um negócio próprio, a crise pode ser um bom momento para começar a fazê-lo acontecer! Entenda como aproveitar as oportunidades para trabalhar no seu negócio:

Vale a pena empreender?

A relação entre empreendedorismo e desemprego é baseada no equilíbrio entre autonomia e estabilidade.

Se por um lado o empreendedor tem maior poder de decisão sobre sua estratégia de mercado e método de trabalho, um empregado tem a estabilidade de receber o salário ao fim do mês, independentemente do cenário econômico.

O que significa perfil de empreendedor?

Empreender significa ser agente protagonista do seu negócio. É sobre ter visão do que se deseja conquistar e trabalhar duro para que algo se torne realidade, mesmo que haja riscos envolvidos.

Mas assim como toda grande escolha profissional, é preciso avaliar muito bem se essa é a melhor escolha para você. Para empreender, é preciso:

  • ser curioso;

  • ser resiliente;

  • ser organizado;

  • planejar bem as suas ações;

  • ser inovador;

  • saber vender seu produto.

Se você se encaixa no perfil, pode considerar ter um negócio próprio e ganhar dinheiro com isso. É muito importante que todos esses valores listados sejam considerados com sinceridade, uma vez que se trata de uma autoavaliação.

Invista em negócios de baixo investimento

O primeiro passo para quem não sabe por onde começar é identificar oportunidades de mercado que sejam fáceis de implementar e não necessitem de grandes investimentos.

Nesse momento o mais importante a se fazer é identificar as oportunidades de empreendimentos que você tem a disposição.

Plataformas de geração de renda extra podem ajudar muito nessa etapa, pois já contam com uma ampla gama de clientes e recursos que podem ser usados para a execução dos serviços.

Conheça as oportunidades de renda extra

O avanço tecnológico e da comunicação facilitou algumas etapas da vida de quem pretende trabalhar sem patrão. Serviços relacionados a economia colaborativa são boas opções de identificar mercados na sua região como forma de teste. Algumas ideias simples de economia compartilhada para começar gerar renda extra são:

  • Uber: compartilhamento do carro próprio através de caronas pagas. Quem não tem carro próprio pode ainda considerar o aluguel em locadoras credenciadas pela empresa.

  • DogHero: compartilhamento do espaço em casa para quem precisa de um lugar para deixar o pet.

  • My Open Closet: compartilhamento de roupas sob forma de aluguel.

Aposte na internet

As oportunidades geradas pela conectividade da internet são muitas, porém nem sempre são visíveis para as pessoas. São milhares de pessoas procurando prestadores de serviços e soluções para seus problemas em todos os lugares. Os profissionais mais requisitados são relacionados a desenvolvimento de trabalhos online, e são dos mais variados tipos:

  • web designers são procurados para construção de sites e aplicativos;

  • redatores de conteúdo são procurados para desenvolvimento de blogs, mídias sociais e sites corporativos;

  • consultores são procurados para solucionar problemas e mostrar alternativas para empresas de vários setores.

Essas oportunidades estão aparecendo a todo momento para quem sabe onde procurar. Em tempos de crise, em que empreendedorismo e desemprego são causa e consequência em muitas das vezes, é preciso saber identificar oportunidades de mercado sempre que elas aparecem.

A partir daí o empreendedor fortalece suas ideias e começa a colocar seus sonhos em prática!

Gostou do post de hoje? Deixe aqui seu comentário e nos diga o que achou!