Estamos caminhando para frente.

Estamos caminhando para frente.

Em meu último texto aqui no blog eu perguntei se estávamos andando para trás. Apresentei algumas situações que considero retrógradas. Mas análises pontuais não valem; com um olhar mais horizontal percebo que não, que estamos andando para frente. Não na velocidade que eu gostaria, mas estamos caminhando para frente.

Também deixo claro que não existe opinião ou análise isenta, pois quem o faz o faz com base em sua experiência e visão míope do que vê.

Mas agora apresento alguns pontos importantes, onde posso dizer que avançamos: no próximo dia primeiro nossa moeda chega a maioridade, completa 18 anos e depois de 8 moedas e algumas medidas cosméticas para cortas zeros temos uma moeda respeitada; a inflação está sobre controle, depois de vivermos uma hiperinflação durante toda a década de 1980 vivemos hoje sob moeda estável; o Banco Central tem autonomia e não possui mais a relação estranha que tinha com o Banco do Brasil até a primeira metade de 1980; hoje elegemos nosso próprio presidente; temos liberdade de imprensa e expressão; as barreiras para importação foram quebradas; empresas públicas foram privatizadas; temos meta inflacionária e superávit primário; o câmbio é flutuante; existe lei de responsabilidade fiscal; diminuímos a pobreza; bancos são regularmente auditados; o FGC foi criado; depois do anunciado calote da dívida externa no governo Sarney voltamos a negociá-la e hoje temos reservas internacionais suficientes para quitar a dívida.

Estes são alguns pontos onde evoluímos como país.

Boa semana!

Receba nossos próximos artigos diretamente em seu e-mail assinando nossa lista, basta colocar seu e-mail na caixa abaixo.