Título público ainda é compensador com a SELIC em 8,5%?

Título público ainda é compensador com a SELIC em 8,5%?

Há duas semanas escrevi um post comparativo entre dois investimentos em renda fixa. O título do post foi: CDB ou Caderneta de Poupança? Hoje quero continuar falando de renda fixa e comentar como está à atratividade do Tesouro Direto com a taxa básica da economia em 8,5%.

O Tesouro Direto é a plataforma online onde podemos negociar títulos da dívida pública federal. Para isto devemos ter conta investimento em uma corretora de valores. O governo vende títulos públicos para captar dinheiro e rolar sua dívida, pois seu fluxo de caixa não é suficiente para realizar uma administração sem a ajuda do contribuinte.

Siga o autor do blog no Twitter @jonatasrs

Atualmente temos três títulos sendo negociados no site do Tesouro: LFT, LTN e NTNB.

As LFTs são títulos com rentabilidade atrelada à taxa SELIC. O único título em negociação hoje tem vencimento em março de 2017. O governo está pagando a SELIC com um deságio de 0,09%. A rentabilidade é anual.

As LTNs são títulos pré-fixados que pagam no vencimento exatamente a taxa negociada na contratação. Hoje estão em negociação três títulos, todos com vencimento no mês de janeiro, porém em anos diferentes. O que vence em 2015 remunera 8,92% ao ano; o com vencimento em 2016 9,55% e o com vencimento somente em 2023 10,56%.

As NTNBs oferecem uma proteção contra a inflação e uma rentabilidade real. Elas remuneração a uma taxa fixa mais a correção inflacionária do período. Estes são os melhores títulos para aqueles que querem proteger o dinheiro do poder corrosivo da inflação com a garantia de uma rentabilidade real ao final do período. Atualmente 6 títulos estão em negociação, o com vencimento mais próximo, em 2015, remunera 3,92% mais a correção inflacionária, enquanto o mais longo, que vence somente em 2050, paga 4,96% mais inflação.

Em todos eles há a incidência do IR e cobrança de custódia do título de 0,3% sobre o valor negociado no primeiro ano, e mais 0,1% sobre o valor em custódia nos anos seguintes.

Corretoras também cobram taxas de custódia, algumas isentam seus clientes.

Conclusão

Investir através de uma corretora que cobre baixa taxa é obrigação. 0,2% ao ano é o máximo aceitável.

Investir por menos de 2 anos pode não compensar os custos pois o pagamento de IR é maior. O ideal é manter o título por 2 anos ou mais e assim pagar 15% de imposto sobre o lucro.

LTNs são títulos arriscados, sua rentabilidade é fixa e dependendo da inflação do período ela pode apresentar rentabilidade real negativa.

As LFTs remuneram no sentido da SELIC e assim apresentação boa proteção ao dinheiro.

NTNBs são, em minha opinião, os títulos ideias para quem monta uma carteira de investimentos de longo prazo com vista à aposentadoria. Os títulos com vencimento em 2050 são excelentes, apresentam boa remuneração garantida. É comprar e esquecer.

CDBs que remunerem a 100% do CDI são mais compensadores que as LFTs e as LNTs. Com vista no longo prazo as NTNBs são imbatíveis.

Boa semana e investimentos.

Receba nossos próximos artigos diretamente em seu e-mail assinando nossa lista, basta colocar seu e-mail na caixa abaixo.