Evolução tecnológica – Parte 3

Evolução tecnológica – Parte 3

Hoje, vamos embarcar para uma viagem ao futuro. Você já assistiu ao famoso filme “De volta para o futuro”? Iremos para o ano de 2015 e chegaremos até a década de 2020.

Cinco anos não é um tempo muito grande, mas quando se fala em tecnologia, muita coisa pode mudar ou surgir neste período.

Você já possui um iPhone 4 de última geração? Por enquanto, isso é privilégio para poucos, eu mesmo ainda não tenho. Mas, isso vai deixar de ser um sonho e será um item fundamental na vida cotidiana.

Segundo especialistas na área de TI, os celulares inteligentes evoluirão na mesma proporção que os computadores pessoais, os PCs. Isso acontecerá pela incessante procura por conectividade móvel. Estima-se que, em 2015, aproximadamente 6,5 bilhoes de habitantes possuirão um smartphone, cerca de 90% da população mundial.

Esse crescimento no número de celulares inteligentes fará com que as operadoras invistam na infraestrutura das redes móveis, obrigando a adoção de um novo padrão de cobertura. Caso contrário, a grande troca de dados oriundos das conexões móveis causará um colapso nas redes.

Com a expansão da conexão 4G em 2011, a tendência é que, em 2015, a conexão 5G (quinta geração) já tenha se tornado um padrão. Com isso, as redes poderão ser acessadas em qualquer parte do mundo, sem a preocupação de estar dentro ou não da área de cobertura.

Outra tendência que se consolidará em 2015 é o touchscreen. Estima-se que a tecnologia já esteja presente em grande parte dos equipamentos. Isso aumentará a interatividade das novas gerações, que iniciarão sua vida digital de uma forma diferente.

O touchscreen também beneficiará a tecnologia de reconhecimento por voz e controle de movimentos. Além disso, os aparelhos de alta definição e a tecnologia 3D ficarão mais acessíveis.

Outro destaque são as telas flexíveis. Em 2015, segundo a Cisco, a previsão é de que toda e qualquer superfície possa se transformar numa tela. Isso fará com que as pessoas estejam “ligadas” em todas as novidades, deixando a vida cada vez mais online.

Em 2015, com as pessoas cada vez mais conectadas por meio de dispositivos móveis, o atual PC ficará ultrapassado. Com isso, as pessoas passarão a ficar mais online, aumentando a utilização da internet para operações comerciais e transações bancárias.

Mais de 90% das empresas passarão a disponibilizar seus softwares com código aberto. Essa prática permitirá que os próprios usuários aprimorem e até mesmo criem novos recursos para os softwares.

Em 2020, com o mundo totalmente conectado, você chegará em casa, colocará seus óculos e com um comando de voz, acessará o seu site favorito e com mais uma palavra, fará download da sua imagem preferida na resolução de 1gigabyte tirada com sua própria câmera.

Você pode estar se perguntando se isso não é ficção cientifica demais. Mas, segundo as previsões de especialistas em tecnologia, esse será o dia-a-dia de uma pessoa daqui uma década.

A década de 2020, segundo a evolução tecnologica, será marcada com a presença da internet em todo e qualquer lugar.

Com a conexão à internet constante, os dispositivos móveis ficarão cada vez mais portáteis. E para manter essa conexão, em 2020, teremos velocidades entre 1000 e 10000 Mbps. Isso trará muitas novidades na vida do usuário.

Com essa velocidade, aumentará e muito o número de downloads e poderá provocar a extinção das bibliotecas da maneira como elas são. Esse fato fará com que os e-books substituam, de uma vez, os livros de papel.

Outra tendência para 2020 é a consciência ecológica. Devido às todas as alterações climáticas sofridas pelo planeta Terra, a população entendeu que é necessário utilizar recursos renováveis para não prejudicar ainda mais o meio ambiente. E o destaque será a utilização da energia solar, que atingirá 20% da eletricidade utilizada pela Europa.

Agora, a grande novidade para esta década é o surgimento dos carros voadores. É isso mesmo, a empresa Terrafugia já conseguiu autorização do governo norte-americano para produzir o primeiro carro voador do mundo.

No último artigo desta série, faremos uma viagem pelo ano de 2030 e veremos quais as previsões tecnológicas que podemos esperar.

Até a próxima.