Por que é tão difícil manter as metas de longo prazo?

Por que é tão difícil manter as metas de longo prazo?

Uma meta se diferencia de um sonho simplesmente porque existe uma data para ser finalizada. Você sonhou realizar um curso superior, mas o sonho deixou de ser sonho e virou meta quando você estipulou um prazo para ter concluído o curso. Da mesma forma com a independência financeira, quem investe com este objetivo se programa para atingir determinada quantia em data também pré-determinada.

As metas são boas, nos fazem caminhar, evoluir e querer progredir.

Minha pergunta é: Por que é tão difícil manter as metas de longo prazo?

Ao mesmo tempo em que pergunto, quero ajudar na resposta.

Acredito que um dos fatores é porque mudamos ao longo dos anos e ao mudarmos nossas prioridades mudam também. O que devemos fazer é adaptar nossos projetos de acordo com nossa realidade. Defendo que todo projeto de longo prazo deve ser revisto e realinhado anualmente.

Outro problema é que somos imediatistas demais, queremos tudo para ontem. Temos dificuldade em seguir o planejado quando os resultados demoram a aparecer. Uma possível solução para esse problema é traçar metas parciais e estipular prêmios a cada meta parcial alcançada. Agora, duas dicas: seja realista com as metas e com os prêmios. Metas não devem ser nem fáceis demais de forma a não serem estimulantes e desafiadoras e nem duras demais de maneira a ser quase impossível alcançá-las. Já os prêmios devem ser coerentes com as metas alcançadas.

Também somos arrogantes e dificilmente admitimos nossos erros e pedimos ajuda. Vejo isso de forma bem latente com a questão financeira, poucos admitem que suas estratégias estavam erradas e que ao estudarem um pouco mais reformularam teorias e perceberam que havia caminho melhor a seguir. Eles até mudam, mas não admitem que erraram e aprenderam com alguém o novo caminho. Essa arrogância lhe impede de perguntar, explanar suas dúvidas e amadurecer. Não há problema algum em não saber, em não conhecer. Está com dúvida: pergunte.

Queremos ser os melhores e quando não o somos desistimos. Não queira competir com os outros, você sempre irá perder, sempre haverá alguém melhor que você. Estabeleça uma competição consigo mesmo, procure se superar sempre e aprenda com quem é melhor que você.

Converse, fale com alguém de suas dificuldades e também das conquistas, é sempre bom conversar com alguém. Não precisa ser ninguém da área, ninguém que vá lhe aconselhar. Apenas alguém que esteja disposto a lhe ouvir, muitas vezes apenas precisamos falar e falar e falar um pouco mais. Temos essa necessidade.

E você, pode me ajudar dizendo por que é tão difícil manter as metas de longo prazo? Espero seu comentário.

Bom final de semana.