Existe um Perfil Investidor?

Existe um Perfil Investidor?

Um novo blog que estou acompanhando é o Nossa Vida Nosso Bolso, escrito por um casal. A proposta do blog é interessante, dê uma passada por lá.

Semana passada eles publicaram um texto com o título: Descubra seu Perfil de Investidor e linkaram dois possíveis testes online.

Como a própria Naê, autora do texto, escreveu, parece teste de revistas. Lembro-me agora daquelas revistas teens para meninas adolescentes com diversos testes de compatibilidade de perfil para ver se ela dará certo com tal garoto. Como se testes tão superficiais pudessem descrever todos os pormenores que envolvem uma relação. Mas isso é outro assunto, o que quero falar mesmo é sobre o Perfil Investidor.

Já realizei alguns testes, são razoáveis. Mas não os leve tão a sério. Esses testes apontam não o seu perfil, mas sim o seu momento atual.

Sua tolerância ao risco irá depender de diversos fatores: Seu conhecimento sobre o investimento, estabilidade no emprego, idade, situação financeira, número de “bocas” que você tem que sustentar, etc.

Independente do perfil apontado pelo teste realizado todo consultor financeiro recomenda você não colocar todos “ovos numa única cesta” e não investir todos os seus recursos em renda variável.

O que o seu Perfil Investidor irá apontar na verdade é qual a porcentagem de seus investimentos deverá ir para renda variável, só isso.

Alguns recomendam a regra dos 100 ou dos 80. 100, menos sua idade, seria o valor a investir em renda variável. Outros preferem ao invés de 100, diminuir para 80.

Eu penso que duas coisas são fundamentais para definir o rumo dos investimentos: Conhecimento e fator emocional.

Tem pessoas que compram uma ação via Home Broker e ficam de 30 em 30 minutos vendo se o preço da ação subiu ou caiu. Não há dinheiro no mundo que compense tamanho estresse. Minha irmã usa muito a seguinte frase: “Não aguenta? Bebe leite”. Eu diria algo semelhante, se sua emoção lhe atrapalha, invista em algo que lhe gere menos estresse.

Comecei a investir em ações em 2008, leigo de tudo, sem quase nenhum conhecimento. Fiz um curso de dois dias com o título “aprenda a investir na bolsa de valores”, abri uma conta numa corretora e comprei minhas primeiras ações. Claro, comprei VALE5 e PETR4. Comprei VALE5 por 22,00 e algum tempo depois, desesperado em perder meu dinheiro, vendi por 18,67. Hoje, com um pouco mais de experiência, eu falo: Que burrada. Hoje a VALE5 está 37,52 (fechamento do pregão quando escrevo esse texto). Vejam, que se eu tivesse mantido minha posição eu estaria muito contente hoje. Mas valeu o aprendizado.

Hoje invisto 100% em ações. Tenho minha reserva de emergência em caderneta de poupança, mas só invisto em renda variável. Compro boas empresas e esqueço.

Tenho minha estratégia de longo prazo definida. Sendo assim não ligo muito para as oscilações do mercado. Também já adquiri um bom conhecimento para me sentir seguro em minhas decisões, mesmo quando muitos falam que sou louco sendo tão agressivo. Hoje não me estresso, mesmo quando nesse último mês, por exemplo, minhas ações da PETR4 caíram 20%. O que eu fiz? Aproveitei e comprei mais PETR4.

Então além dos diversos fatores que listei acima que irão ajudar definir seu atual perfil de investir, outro fator que irá pesar será seu estresse, que em minha opinião, sobre influência direta do conhecimento que você tem sobre o investimento.

Ainda não posso esquecer o valor marginal para definir o perfil investidor. Ele tem influência direta.

Para concluir digo que: São tantos os fatores que influenciam no Perfil Investidor que é praticamente impossível defini-lo com um simples teste de 10 perguntas.