Fundos de Investimentos, como funcionam? Vale a pena?

Fundos de Investimentos, como funcionam? Vale a pena?

A principal dificuldade das pessoas que estão aprendendo a investir é entender o funcionamento básico de cada investimento. Pensando nisto, hoje falaremos um pouco sobre fundos de investimentos.

Como Funcionam?

Fundos de investimentos possuem uma lógica bastante simples, imagine um grupo de pessoas, com objetivo de investir seu dinheiro num mesmo conjunto de ativos. Em vez de cada pessoa investir e gerenciar seus ativos de forma independente, esta tarefa é feita em grupo, simples assim. Isto pode facilitar bastante a vida do investidor e até mesmo tornar viável o investimento em um determinado tipo de ativo para pessoas que ainda possuem pouco dinheiro para investir.

Exemplo

Imagine que você queira investir na compra de um imóvel para lucrar com o seu aluguel. Existem duas forma de você fazer isto, sozinho ou em conjunto, através de um fundo, ou seja, através de um grupo de pessoas com o mesmo objetivo que o seu. Se você tiver que investir sozinho, primeiro você vai precisar ter todo dinheiro necessário para comprar o imóvel, na maioria das vezes isto vai inclusive te impedir de realizar um investimento deste tipo. Mas agora considere que você divida a compra deste imóvel com 10 pessoas, este investimento vai ficar muito mais viável, correto? Agora imagine dividir com 100, com 1.000 pessoas, fica ainda mais fácil.

Vantagens

Além de dar acessibilidade, o investimento através de fundos diminui bastante o risco para o investidor, isto porque no caso do imóvel por exemplo, caso você comprasse sozinho, você teria um único imóvel pra alugar, de forma que se ele não fosse alugado, você perderia toda a sua rentabilidade com aluguel. Agora caso fossem 50, 100, 200 imóveis diferentes, o fato de um imóvel ou alguns imóveis ficarem desalugados, não iria interferir de forma considerável na rentabilidade do seu investimento.

Percebeu como investir em fundos gera uma facilidade de acesso aos investimentos e também aumenta a sua segurança? Além disto, existe um outro fator que deve ser considerado, fundos de investimentos são gerenciados por especialistas, pessoas que realmente entendem de investimentos e que diferente de você, trabalham exclusivamente para garantir uma boa rentabilidade do investimento. Por este motivo os fundos de investimentos costumam sim ser uma excelente alternativa para quem deseja investir o seu dinheiro.

Investindo em um fundos

Um detalhe importante na hora de investir em fundos é escolher uma boa corretora de investimentos, que esteja cadastrada e regularizada junto a BM&FBovespa, este é o primeiro passo. Outro detalhe importante é encontrar uma corretora que ofereça boas opções de fundos, como a corretora Guide investimentos por exemplo, porque como você mesmo deve imaginar, existem diversos tipos de fundos e gerenciados por pessoas diferentes de formas diferentes, por isto é importante escolher uma corretora que realmente ofereça boas opções de fundos de investimentos.

Se você ficou interessado em saber mais sobre fundos de investimentos, veja esse vídeo de um dos especialista da Guide, falando sobre o que você precisa analisar antes de escolher um fundo.

Agora que você já sabe que os fundos de investimentos são uma excelente forma de diversificar seus investimentos sua carteira com segurança, escolha uma corretora com experiência e comece a investir.