A importância do fluxo de caixa num ambiente competitivo

A importância do fluxo de caixa num ambiente competitivo

Às vezes os donos de empresas se sentem inclinados a olharem apenas para a entrada de dinheiro ou maior circulação de clientes em relação à concorrência para criar uma base de comparação e dizer se seu negócio está prosperando ou não, mas isso é bastante perigoso.

O sucesso que um negócio pode ter em uma semana ou até mesmo em um mês pode dar a falsa impressão de que tudo está indo bem e que a empresa está dando lucros, porém, essa é uma visão muito afunilada da realidade que pode, inclusive, prejudicar seus negócios a longo prazo.

Daí vem a importância do recurso do fluxo de caixa, para conhecer melhor a sua empresa e como ela está financeiramente, no lugar de comparar seu negócio aos similares da concorrência. Essa prática de comparação de uma empresa com outras de ramo similar não funciona sempre, principalmente na hora de saber se seu negócio está indo bem ou não.

Cada negócio, por mais semelhante que seja de outro (ou outros), tem suas particularidades: aspectos estruturais podem se distinguir, contas como água e luz, diferenciais nos serviços prestados, etc. Por mais similar que sejam, os negócios se discriminam em seus pequenos detalhes e, por isso, para conhecer melhor a sua empresa financeiramente é preciso saber fazer o fluxo de caixa.

O fluxo de caixa é uma ferramenta de controle de entrada e saída de insumos financeiros em um determinado período de tempo que pode ser um dia, uma semana e até um mês. É uma ferramenta que engloba instrumentos de observação e análise para saber como anda o seu negócio.

Os dados levados em conta constituem-se do movimento de entradas e saídas do caixa (daí vem o nome). Logo, toda e qualquer conta, compra ou venda em um determinado período de tempo vale ser registrada. Tendo isso em mãos é possível averiguar se a empresa realmente está dando lucro ou não e, inclusive, fazer previsões sobre o futuro do negócio.

E ainda mais: além de ser uma ferramenta para conhecer melhor a sua empresa, o fluxo de caixa também tem importância bastante prática na manutenção do seu negócio. Ele facilita o controle de pagamentos e recebimentos, ficando assim mais fácil tomar decisões de forma mais segura. Além de ser uma excelente ferramenta para a organização da empresa, deixando o administrador confiante na hora de firmar seus compromissos.

Consiste em importante ferramenta, também, na determinação de novas metas e objetivos para a empresa, se há a necessidade de investir em um determinado departamento ou não, se há ou haverá a necessidade de ir atrás de algum programa de captação de recursos, ou parcerias, etc.

E, por fim, já que estamos falando de investimento, o fluxo de caixa também é importante para que se evite o desembolso de grande quantidade de insumos em um curto prazo de tempo, abstendo-se assim de zerar o caixa e a empresa correr o risco de ficar sem cumprir com suas obrigações já fixas, como contas, salários de funcionários e etc.

Para conhecer mais sobre o fluxo de caixa e serviços que podem auxiliá-lo a criar o seu, acesse outros artigos nossos.

Precisando de um Controle de Fluxo de Caixa? Clique aqui e acesse agora.