Investimentos: Para que economizar dinheiro?

Investimentos: Para que economizar dinheiro?

Ao começar a poupar você deve ter um objetivo em mente. Para que você deseja economizar é uma pergunta básica. É impossível fazer indicações de investimentos sem conhecer as intenções futuras com o dinheiro.

Você pretende economizar para ter uma renda extra ao se aposentar? E daqui a quantos anos você deseja se aposentar? Seu objetivo é poupar para uma viagem? Quando viajará? Ou ainda, você deseja poupar para investir no estudo dos filhos no futuro?

Não há como falar em bons investimentos sem conhecer a intenção, o prazo e o perfil de quem investe. Uma coisa é certa: os lucros são diretamente proporcionais aos riscos. Quanto maiores as chances de ganhos maiores serão as chances de se perder boa parte do dinheiro investido.

O que é liquidez?

É a facilidade de transformar um investimento em dinheiro “vivo”. Se você opta em investir em papéis (ações) blue chip, papéis de empresas com alto volume de negociações na Bovespa e reconhecidas pela solidez, terá uma liquidez alta. É fácil comprar e vender ações destas empresas. Já um imóvel tem uma liquidez menor, afinal você não vende uma casa ou apartamento de uma hora para outra.

E o que é volatilidade?

É a intensidade na variação de preço de um determinado ativo. Não entendi nada nessa frase. De uma maneira mais simples é o sobe e desce do preço de alguma coisa. Algumas ações têm volatilidade alta. O preço de uma ação da Petrobras sobe e desce, entre outros fatores, de acordo com a descoberta de novas jazidas de petróleo, já a volatilidade de um automóvel popular é mais ou menos constante, ou seja, apresenta baixa volatilidade.

Rentabilidade

A rentabilidade é a porcentagem de lucro em um investimento. A caderneta de poupança tem uma rentabilidade fixa de 6% ao ano mais TR. Quem compra um apartamento na planta consegue vendê-lo com uma rentabilidade de até 30% depois de pronto. No Brasil, com a inflação controlada nos dias de hoje, uma rentabilidade líquida satisfatória – depois de descontados taxas administrativas e impostos – é algo entre 7 e 9%. Dificilmente você conseguirá rentabilidade maior sem correr maiores riscos.

Em regras gerais, se você tem pouco dinheiro e seu investimento é de curto prazo há poucas alternativas, prefira CDB e a velha e boa caderneta de poupança.

Já para investimentos em longo prazo, algo acima de 20 anos, pode-se pensar em VGBL/PGBL, em ações de empresas promissoras, as chamadas de segunda linha, e até mesmo em títulos públicos.

Agora quem pensa neste tipo de investimento o ideal é realmente investir para deixar o dinheiro render, é esperar o milagre dos juros compostos. Se você precisar resgatar o dinheiro antes, provavelmente terá prejuízos ou lucro mínimo.

O investidor oportunista

Para mim é a pessoa que aproveita as oportunidades. Esse deve ter o dinheiro investido de forma que consiga resgatá-lo imediatamente. Penso aqui em alguém que compre terrenos ou imóveis, ou qualquer outro bem, simplesmente porque a oportunidade é irresistível e deseja vendê-lo algum tempo depois obtendo uma boa rentabilidade. Para esse tipo de investidor, penso eu, o melhor é realmente deixar o dinheiro na caderneta de poupança, lembre-se que você não corre riscos em valores de até 60 mil reais por CPF, pois o FGC lhe assegura em caso de quebra da instituição.

Para investimento de médio prazo, algo entre 3 e no máximo 20 anos, podemos pensar em CDB, em ações blue chip e com boa liquidez, em fundos de investimentos moderados. Tudo dependerá da sua aversão ao risco e do tempo e dinheiro que tem a investir. As melhores oportunidades são para aqueles que têm mais dinheiro, dinheiro atraí dinheiro.

Para encerrar dou alguns conselhos: a) invista em cursos e aprenda o básico sobre investimentos, b) se não se sentir seguro, contrate um profissional, ele é treinado e consegue enxergar oportunidades e riscos que pessoas que não trabalham na área não percebem e c) não confie no gerente do seu banco, não que ele seja uma má pessoa, nem o conheço, ele é alguém que deseja vender o melhor para ele e não o melhor para você.

Boa sorte!