Não invista no que você não conhece

Não invista no que você não conhece

Para ter sucesso e tranquilidade nos investimentos é preciso saber onde se está colocando o dinheiro.

Independente do investimento escolhido a primeira recomendação que eu faço a todo investidor é: estude. Você ficará maluco com as notícias vinculadas na mídia caso coloque seu dinheiro em algo que desconhece o funcionamento. As notícias anunciadas de forma superficial nos jornais televisivos mais atrapalham o mercado do que ajudam. Pelo menos para o investidor comum.

O fator psicológico é um dos principais vilões do investir, pois levados pelas notícias que circulam por aí somos levados a tomar decisões pouco racionais e extremamente emocionais. Emoção e finanças é uma relação complicada e perigosa.

Minhas dicas de hoje são apenas duas: a) como eu falei acima, estude e b) procure agir com a razão e não com a emoção.

É engraçado como muitos começam investir sem ao menos saber o que desejam fazer com o dinheiro. Responda as perguntas abaixo:

  • Quanto você tem disponível para investir por mês?

  • Por quanto tempo desejará investir o dinheiro?

  • Para que pretende usar o dinheiro?

  • Qual a rentabilidade que espera obter?

Muito se fala em perfil de investidor. Não gosto muito dessa expressão. Acredito que em cada momento de nossas vidas estaremos mais ou menos propensos a isso ou aquilo. Não existe um perfil, mas sim vários perfis de acordo com a idade, intenção do que fazer com o dinheiro e conhecimento do mercado que se está investindo.

Trace sua estratégia e siga-a. Não se deixa influenciar pela onda. Provavelmente quando todos estiverem comentando sobre uma ótima oportunidade na verdade a oportunidade já passou.

Então para concluir esse texto, digo: estude o mercado onde está pretendendo colocar seu dinheiro, trace sua estratégia com base nas perguntas que coloquei acima e não deixe se influenciar pela mídia comum que apenas divulga notícias sensacionalistas sobre o assunto.

Boa sorte.