O papel da compliance na hora de garantir segurança nos seus investimentos

O papel da compliance na hora de garantir segurança nos seus investimentos

Investir seu dinheiro depende de confiança. Saber que a empresa na qual você deposita seu capital é transparente e faz tudo de maneira correta faz toda a diferença na hora de tomar decisões. O profissional de compliance é o responsável por garantir que tudo ocorra da forma que tem de ser.

Este artigo tem como objetivo explicar, em detalhes, a importância do compliance e por que ele é fundamental para garantir a segurança de seus investimentos.

O que é compliance?

Compliance vem da expressão inglesa “comply”, que significa, em tradução livre, algo como “agir conforme as regras”. Sendo assim, o profissional de compliance garante que os procedimentos da empresa estejam sempre bem alinhados. Dessa forma, é possível prevenir fraudes, garantir transparência e otimização de todos os processos.

O profissional de compliance se encarrega de comunicar-se com todos os departamentos da empresa. Por meio da compreensão de todas as engrenagens que movem o negócio, é capaz de sugerir novos procedimentos ou mudanças em procedimentos já existentes para garantir o correto funcionamento das atividades.

Compliance faz diferença no mundo de investimentos?

Com certeza. Afinal, indivíduos precisam se sentir confortáveis em depositar seu capital nas mãos de terceiros. Estes precisam saber onde seus recursos estão sendo alocados, se há garantia de liquidez e se a empresa está respeitando as leis incondicionalmente.

Nietzsche dizia ser mais fácil lidar com uma má consciência do que com uma má reputação. Isso é verdade: se a empresa responsável por oferecer investimentos não mostra ao consumidor que gosta de fazer tudo da maneira certa, é garantido que enfrentará desconfianças profundas por parte dos investidores, os quais torcerão o nariz à companhia e buscarão transparência em outras.

Mercado regulado

O Conselho Monetário Nacional (CMN) construiu um conjunto de órgãos regulatórios para garantir o bom funcionamento do mercado financeiro como um todo. Para este conjunto de órgãos, dá-se o nome de Sistema Financeiro Nacional (SFN).

Por meio destas ferramentas estatais, é possível garantir o compliance da compra e venda de ativos, como títulos, ações e opções, por exemplo.

A própria B3, empresa privada que gerencia a Bolsa de Valores brasileira, atua como um agente regulador de investimentos realizados tanto em renda fixa como variável. Ainda que, claro, sempre haja de acordo com as normas das principais autarquias, como o Banco Central (Bacen) e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

A Anbima (Associação Brasileira de Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) também trabalha fortemente em compliance no mercado financeiro tradicional, garantindo a segurança dos investidores através da implementação de diversas regras regulatórias para as empresas.

Conclusão

Existem dois pontos essenciais para garantir o sucesso de seus investimentos: o primeiro é a seleção criteriosa da empresa onde deseja aplicar seu capital. Ela deve possuir os mecanismos necessários para garantir transparência sobre seus processos. O segundo ponto refere-se ao respeito às regulamentações impostas pelo governo federal, uma vez que estas atuam como uma camada adicional, e muito importante, no compliance das empresas.