Fundo alavancado: vale a pena investir nesse modelo?

Fundo alavancado: vale a pena investir nesse modelo?

Se você já está familiarizado com investimentos ou a renda fixa já não enche mais tanto os olhos assim, uma boa opção para a sua carteira é o fundo alavancado. Explicaremos, a seguir, se vale mesmo a pena investir nessa categoria ou não.

Apesar de não ser tão popular ainda, os fundos alavancados têm ganhado espaço e a atenção de alguns investidores.

O que são fundos alavancados?

Já ouviu falar em alavancagem de ativos? Essa é a operação de um fundo alavancado! Traduzindo, você pega um empréstimo de dinheiro, no curto prazo, para impulsionar seus investimentos.

Dessa forma, não é preciso ter um capital inicial muito grande. Mas fique atento: da mesma forma que esse fundo pode gerar excelentes resultados, ele vem acompanhado de um alto risco.

Portanto, ao optar por investir em fundos alavancados, se tem uma exposição financeira bem maior do que o patrimônio líquido. E isso é possível, normalmente, por meio de derivativos, como contratos futuros, por exemplo.

Como funciona um fundo alavancado na prática?

Assim como a maioria dos outros fundos de investimento, o alavancado precisa ser bem analisado para gerar bons frutos. Em caso positivo, a alavanca é o que terá ajudado o seu investimento a lucrar muito mais.

A alavancagem dos ativos pode ser feita através de quatro operações:

- Ações;

- Bolsa de Mercadoria e Futuro;

- Contrato de Dólares;

- Contrato de Índice.

O resultado da aplicação depende da operação escolhida pelo investidor.

A rentabilidade de um fundo alavancado

Como já falamos, os fundos alavancados são um investimento de alto risco. E, por conta disso, a rentabilidade pode ser grande ou não (também há a chance de não ter ganhos e, sim, prejuízos).

Dessa forma, o risco de um fundo não reflete, necessariamente, uma performance boa no futuro. Isso ocorre em razão da volatilidade na consolidação diária dos retornos de cada investimento.

Esse fundo, por ter características tão arriscadas, é recomendado para quem já conhece os riscos e, acima de tudo, têm experiência e aceitação. Estamos falando de investidores, no mínimo, moderados ou arrojados.

Conheça a estratégia do fundo. Estude-o muito antes de colocar seu dinheiro

Essa dica é válida sempre: antes de investir em qualquer fundo, entenda quais são os seus objetivos e metas financeiras. Com essas informações nas mãos, será mais fácil escolher a opção que mais se ajusta ao seu tempo, capital e intuito.

Para mandar bem com fundos alavancados

Como já falamos (e precisamos repetir), fundos alavancados estão sempre acompanhados de riscos. Por isso, uma boa forma de minimizar os prejuízos é calcular os riscos de cada investimento.

Isso talvez signifique que seja uma boa ideia investir em mais de um fundo alavancado, afinal alternar em riscos maiores e menores diversifica a sua chance de ganhos e prejuízos. Ao adotar esse método e não apostar altas quantias em um só fundo, as chances de perder muito patrimônio, de uma só vez, diminuem.

Se você tem interesse em educação financeira e quer saber mais sobre esse ou outros tipos de fundos e investimentos, entre em contato com a gente através do nosso site.