Porque é importante gerenciar a carteira de investimentos

Porque é importante gerenciar a carteira de investimentos

Quem investe sabe que gerenciar de forma eficiente é imprescindível para que o dinheiro aplicado alcance o máximo de rentabilidade.

Mas para que isso seja possível é necessário ter conhecimento sobre a melhor forma de aplicar o capital, o momento adequado para a retirada dos fundos de um investimento que podem acabar não rendendo tanto ou até mesmo investir em um que pareça ser mais lucrativo.

Portanto, o investimento é algo que requer uma estratégia que baseará o gerenciamento da carteira, com o foco específico para o objetivo do investidor, seja rentabilidade ou solidez.

Isso é importante para possibilitar justamente a taxa de crescimento e estimar o retorno ou risco dos investimentos, bem como a realização de ajustes nas alocações de ativos e acompanhar a rentabilidade e crescimento do patrimônio.

Então, qual a melhor forma de gerenciar uma carteira de investimentos de modo a escolher as melhores decisões sobre como investir e porque isso é tão importante. É o que explicaremos a seguir.

O que é uma carteira de investimentos

Uma carteira de investimentos pode ser definida como um conjunto de aplicações financeiras compostos por diferentes percentuais de alocação, e que podem ser gerenciadas por pessoas físicas e jurídicas.

Denominada também de portfólio e cesta de investimentos, reúne os ativos financeiros que podem ser escolhidos para fazer o dinheiro render, tanto de forma fixa como variável.

Nesse sentido, a diversificação dos investimentos pode ser a chave para correr menos riscos ao deixar o dinheiro em apenas um lugar. Assim, dividi-lo em diferentes ativos pode gerar mais segurança financeira.

Por mais difícil que possa parecer, gerenciar uma carteira de investimentos não é algo tão complexo, se as estratégias corretas forem adotadas.

Como montar uma carteira de investimentos

Dúvida de muitas pessoas, ao decidir montar uma carteira de investimentos deve-se identificar qual o perfil de investidor que se tem e a partir de então identificar os limites para assumir riscos.

Em seguida, deve-se definir os objetivos e metas financeiras, o prazo no qual pretende alcançá-los, bem como quanto dinheiro será necessário no final de determinado prazo.

Tipos de perfil de investimento

Conforme citado no tópico anterior, identificar o seu perfil de investidor é imprescindível para montar uma carteira de investimentos adequada. Os três tipos de perfis e os investimentos indicados para cada um são:

  • Conservador: é aquele tipo de investidor que tem como prioridade a preservação dos seus recursos, evitando riscos que possam afetar seu patrimônio de alguma forma. Para esse perfil são indicados investimentos como fundos de renda fixa conservadora, como fundos DI, Tesouro Direto, Letras de Crédito Imobiliário (LCI), Certificador de Depósito Bancário (CDB) e Letras de Crédito do Agronegócio (LCA).
  • Moderado: é o perfil disposto a assumir riscos um pouco maiores com o propósito de obter mais rentabilidade, investindo de forma equilibrada em classes de ativos variadas. Recomenda-se investimentos como findos multimercados, ações, fundos de ações, fundos imobiliários, aluguel de ações, debênture e Letras Financeiras;
  • Agressivo: diferente dos anteriores, esse investidor é aquele disposto a assumir altos riscos para obter o máximo de rentabilidade. Exemplos de investimentos para esse perfil são aqueles presentes nas operações de bolsa com derivativos ou no mercado a termo, além de todos os outros que se aplicam aos demais perfis.Como funciona uma carteira de investimentos

Após a identificação do perfil de investidor e os investimentos adequados para cada um, é importante entender como funciona uma carteira de investimentos. Usemos como exemplo uma carteira dividida em três ativos diferentes: 20% em CDB, 50% em Tesouro Direto e 30% em fundo de ações.Nessa situação, 70% do patrimônio investido estão nas aplicações consideradas mais seguras, as de renda fixa, enquanto 30% está investido em ações com maiores riscos, mas com chances de uma maior lucratividade.

Por que gerenciar adequadamente uma carteira de investimentos

Gerenciar adequadamente uma carteira de investimentos requer conhecimentos técnicos e atenção ao mercado para que seja possível adotar as melhores estratégias e obter os resultados desejados de forma mais assertiva. Para isso, o auxílio de um sistema online de controle financeiro pode fazer toda a diferença, facilitando o processo de gerenciamento e possibilitando de forma tranquila o acompanhamento dos investimentos de forma mais tranquila, evitando prejuízos. Quer saber mais sobre o assunto? Acesse o nosso site e confira outros artigos.

Procurando um Controle de Investimentos? Clique aqui e conheça agora!