Perguntas sobre finanças que todo mundo já se fez uma vez na vida

Perguntas sobre finanças que todo mundo já se fez uma vez na vida

Convenhamos, o dinheiro é algo que afeta nossa vida todos os dias. E as preocupações são inúmeras: aluguel, itens essenciais, transporte, sonhos, desejos – a lista é longa. Por isso, atingir suas metas financeiras significa dedicar tempo para compreender a situação atual. A boa notícia é que você pode fazer isso através de questionamentos simples.

Com isso, separamos 5 perguntas sobre finanças que todo mundo já se fez uma vez na vida. Confira!

1. O que posso fazer para melhorar minha renda?

Conforme as contas vão se acumulando, esse é o primeiro pensamento que passa pela cabeça. Mas, temos que ser realistas. Portanto, a negociação salarial nunca é uma má ideia.

Mas, deve vir no tempo certo, como, por exemplo, anualmente. Utilize os meses que antecederam ao seu favor para conversar com o gerente e fundamentar sua proposta.

Quando a negociação pode ser ruim? Quando você está em uma zona perigosa e exige um aumento sem embasamento.

Além disso, vale ressaltar que exigir um aumento com o argumento de ampliar seu estilo de vida, não é um motivo sólido. No entanto, conversar sobre realizar cursos para melhorar a produtividade, certamente agrega valor.

2. Eu tenho o suficiente para uma emergência?

Essa é uma das perguntas sobre finanças que todo mundo já se fez uma vez na vida e que tira o sono de muita gente. Muitos especialistas recomendam que o fundo de emergência deve contemplar de três a seis meses.

Dessa forma, caso você perca o emprego ou acabe sendo prejudicado com fatores externos como uma pandemia, por exemplo, não se endividará, pelo menos não tão cedo.

Por isso, escolha uma quantia que reduza suas preocupações e, ao mesmo tempo, funcione para você.

Se você não possui um fundo de emergência, saiba que o mais importante é começar. Ainda que seja com valores pequenos por semana.

3. Quando devo começar a investir?

Claro que essa questão não cabe em um único tópico, pois o assunto é longo. Afinal, investir é uma ótima maneira de ver seu dinheiro crescer com o tempo, ou seja, o processo não consiste da noite para o dia.

O fato é que quanto mais cedo você começar a investir, mais sucesso terá porque o dinheiro precisa de tempo para crescer. Além de uma boa dose de paciência.

4. Devo ter um controle financeiro pessoal?

Existem muitas formas de se planejar financeiramente e isso serve a inúmeros propósitos. De qualquer forma, você pode se cercar das ferramentas necessárias para conquistar suas metas financeiras.

Um grande exemplo disso é um sistema online de controle financeiro para pessoas físicas e pequenas empresas. Dessa forma, você pode estabelecer seus planos de orçamento de curto, médio e longo prazo.

Essa é uma ótima forma de ter um planejamento “guiado” e ter uma visão clara dos seus investimentos e gastos.

5. Com que frequência devo atualizar meu orçamento?

Ter um vislumbre do seu orçamento mensal é uma boa forma de começar esse percurso. Mas, você pode se empenhar para atualizar seu orçamento semanalmente.

Dessa forma, é mais fácil corrigir alguns erros durante o percurso. Lembre-se que seu orçamento é um “documento vivo”.

Gostou do conteúdo? Acesse nosso blog e aprenda através de outros artigos como controlar seu orçamento.