Vale a pena investir em diamantes?

Vale a pena investir em diamantes?

Diamante é um mineral raro e natural, composto de carbono. É também um produto muito desejado por pessoas que gostam de joias. Por isso, pode vir a gerar grande lucro na hora da venda.

Entretanto, a crise do novo coronavírus vem causando inúmeros problemas para quem trabalha nessa área. Mas, afinal, vale a pena investir em diamantes?

Como era antes da crise

Em 2019, a indústria de diamantes enfrentou desafios de curto prazo, ainda mais em comparação com 2018, em que todos os segmentos da cadeia de valor melhorado.

Em 2019, alguns produtores de diamantes alcançaram produção quase recorde, enquanto os varejistas de joias otimizavam e reduziam seu estoque por necessidade. Como resultado, esperamos mineração e midstream.

No segundo semestre de 2018, demanda por diamantes em bruto começou a parar, fazendo com que os estoques aumentassem e os preços diminuíssem. Em 2019, a receita bruta de diamantes teve declínio de 25%.

Em resposta, grandes empresas de mineração ajustaram os planos de produção para 2019, reduzindo seus requisitos de compra ao meio e houve redução do preço do diamante bruto em 5%. Produtos menores caíram os preços significativamente (até 10%).

Após um crescimento modesto em 2018, cortando e polindo as receitas previu-se um declínio de 10% a 15% em 2019. O aumento da produção, combinada com inventário mais sofisticado gerenciamento por varejistas, pressiona as receitas e margens no meio do caminho.

Com muitos cortes e polimentos, fabricantes relatam margens operacionais iguais ou inferiores a seus pontos de equilíbrio. Para manter a utilização da fábrica, vendedores intermediários compraram mais das pequenas pedras, o que gera aumento da demanda por diamantes brutos menores.

Durante a crise

De acordo com a principal produtora de diamantes Alrosa, o ano de 2020 começou bem para o setor de diamantes, citando uma melhora no sentimento dos clientes nos principais mercados de joias com diamantes, uma recuperação nos preços dos diamantes polidos e que as vendas foram “bastante robustas” em dezembro e janeiro.

No entanto, o surto inicial da Covid-19 levou a uma queda na demanda do mercado chinês, que é responsável por 15% da demanda global. A disseminação do vírus na China e as medidas de quarentena que se seguiram fizeram a maioria das joalherias ficar fechada por cerca de dois meses.

Dada a disseminação do vírus, as quarentenas e as condições econômicas em declínio, era inevitável que a demanda por itens de luxo como diamantes caísse.

No início de março, a De Beers, o segundo maior produtor mundial, registrou um declínio anual de 28% nas vendas, com queda de US $ 355 milhões, em relação aos US $ 496 milhões em 2019, durante seu segundo ciclo de vendas de 2020.

Após a crise

Com todos os problemas que o novo coronavírus vem causando, a queda nos preços do diamante é um deles.

De acordo com o Bloomerang, as minas vêm tentando diminuir a produção, para que não haja tanto estoque, mas ainda assim, elas não conseguem vender tudo. Por isso, quando a pandemia terminar, investir na compra de diamantes será uma ótima ideia.

Se você for um revendedor, essa não é a melhor hora para trabalhar com isso. Mas, caso você não seja e queira comprar diamantes, seja bruto ou em peças como anéis ou colares, este é o seu momento. Os preços vão cair absurdamente, em razão do grande número de produtos em estoque.

Por que vale a pena investir?

No papel, os diamantes fazem grande sentido ao investimento. Eles têm alto valor intrínseco, estão sempre em demanda e duram para sempre, além disso, são pequenos, portáteis e fáceis de armazenar, ao contrário do inestimável vaso Ming que você tinha em leilão.

E, como a maioria das gemas e metais preciosos, o desempenho passado mostra que eles aumentarão de valor ao longo do tempo.

Apesar de toda a crise, muitas pessoas estão investindo mais ainda em diamantes, agora que as oportunidades tradicionais de investimento estão falhando na entrega dos produtos. As baixas taxas de juros e os mercados fracassados tornam o investimento em diamantes muito atraente.

Quer saber mais?

Somos um sistema online de controle financeiro para Pessoas Físicas e pequenas empresas. Quer conhecer mais sobre o assunto? Acesse já nosso site e leia outros de nossos artigos.