Bitcoin: um investimento que vale a pena nos dias atuais?

Bitcoin: um investimento que vale a pena nos dias atuais?

Atualmente, há cerca de 900 tipos de criptomoedas no mercado e a principal delas é o Bitcoin que, em pouco tempo, passou de novidade entre aficionados por tecnologia à aplicação financeira, que atrai a atenção de milhões de investidores e pessoas comuns ao redor do mundo.

Em 2019, o número de usuários da moeda alcançou a marca de 28 milhões, segundo uma pesquisa realizada pela companhia Decentralised.co. Passado o alvoroço mundial, será que esse é um investimento que vale a pena atualmente?

O que é Bitcoin?

O Bitcoin é uma moeda alternativa que só existe no meio online. Também conhecido como criptomoeda, é uma espécie de dinheiro digital, criado por sistemas computacionais, em vez de emitido tradicionalmente por bancos e Governos.

Isso significa que não há notas ou moedas de Bitcoin em circulação. Toda a sua existência está vinculada ao mundo virtual. Mas, da mesma forma que as moedas tradicionais, sua cotação depende da demanda e de inúmeros fatores de mercado.

Lançado em 2008, o Bitcoin é produzido por meio de um processo chamado mineração, que une criptografia e descentralização para certificar a segurança dos dados.

Como conseguir Bitcoins

Os Bitcoins podem ser utilizados para pagamento de produtos e serviços, transferências internacionais e investimentos. Para obtê-los, há algumas formas principais:

- Comprar em exchanges, ou seja, bolsas de moedas digitais;

- Vender produtos ou serviços utilizando os Bitcoins como método de pagamento;

- Comprar diretamente de outras pessoas, seja por contato particular ou por meio de plataformas criadas com esse fim;

- Minerar Bitcoins, ou seja, fabricar as moedas por meio de hardware específico;

- Utilizar faucets, que são sites para recebimento de pequenas frações da moeda.

Bitcoin na pandemia

A pandemia de Covid-19 e todas as repercussões econômicas das medidas de isolamento social também atingiram o desempenho dos Bitcoins. No entanto, analistas financeiros consideram que as perspectivas são positivas.

Para o presidente da Exchange Mercado Bitcoin, Reinaldo Rabelo, e o diretor-executivo da Associação Brasileira de Criptoeconomia, Safiri Felix, a moeda tem se mostrado resiliente durante a crise, evitando quedas bruscas e acumulando alta de mais de 80%.

Futuro do Bitcoin

Desde a explosão de sua popularidade, o Bitcoin divide opiniões entre economistas e especialistas em finanças.

Alguns contestavam sua usabilidade na vida concreta e avaliaram o fenômeno como uma bolha especulativa, na qual se paga muito mais do que a moeda vale, por receio de ficar de fora dos ganhos prometidos.

Para outros analistas, a entrada do Bitcoin no mercado financeiro tradicional é uma prova de sua consolidação, somada ao fato de a moeda ter começado a ser usada por grandes instituições financeiras e do crescimento do número de estabelecimentos comerciais que aceitam essa forma de pagamento.

Vale a pena?

Para avaliar se vale a pena investir em Bitcoins, é preciso analisar o perfil do investidor. Por tratar-se de uma moeda volátil, é considerada uma aplicação de alto risco. Por outro lado, também permite altos ganhos.

Entre os aspectos a serem avaliados na decisão estão as características e riscos da modalidade, a ousadia e experiência no mercado financeiro do investidor, além de sua intimidade com a tecnologia.

Em geral, as moedas digitais não são recomendadas para quem tem perfil conservador e a orientação dos especialistas é diversificar a carteira de investimentos, sempre que possível.

Este conteúdo foi relevante para você? Que tal navegar por outros artigos de nosso blog para saber mais sobre o assunto? Esperamos sua visita!