Mulheres investidoras que você precisa conhecer

Mulheres investidoras que você precisa conhecer

Historicamente, os homens são maioria quando falamos de investimentos. Porém, esse cenário vem mudando nos últimos anos, pois cada vez mais mulheres vêm ganhando destaque como investidoras.

No Brasil, o número de mulheres presentes na Bolsa de Valores chegou a 598 mil até o mês de maio, segundo dados divulgados pela B3. Se pensarmos que em 2002, primeiro ano de divulgação do perfil de quem investe em Bolsa, eram apenas 15 mil mulheres, houve um crescimento considerável.

Mesmo com a predominância masculina, existem várias investidoras que alcançaram enorme sucesso e reconhecimento dentro do mercado financeiro. A seguir, vamos conhecer o perfil de 5 mulheres de renome quando o assunto é investimento.

Luiza Helena Trajano

Nossa lista começa com a grande responsável pelo sucesso do Magazine Luiza, uma das maiores redes de varejos do Brasil. Luiza Helena Trajano é presidente do Conselho de Administração da empresa e tem o título de mulher mais rica do Brasil.

A empresária começou a trabalhar aos 12 anos na pequena loja de seus tios, em Franca, no interior de São Paulo, mas foi em 1991 que assumiu efetivamente o negócio da família. Sob sua gestão, o Magazine Luiza cresceu e se modernizou, tanto que é o maior case de transformação digital do Brasil.

As ações da varejista listadas na Bovespa se valorizaram mais de 1000% em 4 anos, uma verdadeira inspiração para os investidores.

Abigail Johnson

A norte-americana Abigail Johnson é presidente e CEO da Fidelity Investments, empresa que administra mais de 2 trilhões de dólares. Johnson herdou a companhia de seu avô e, atualmente, está na lista das pessoas mais ricas do mundo. Sua fortuna é estimada em U$ 15,6 bilhões, segundo a Forbes.

Camila Farani

A empresária carioca é uma das maiores investidoras-anjo do país. Essa nomenclatura define pessoas ou empresas que aplicam seu próprio capital em negócios que tenham um grande potencial de retorno, como as startups.

Camila também é jurada do Shark Tank Brasil e uma das grandes incentivadoras do empreendedorismo feminino como cofundadora do grupo Mulheres Investidoras Anjo. Ela é a única mulher a ser premiada duas vezes como Melhor Investidora-Anjo no Startup Awards, nos anos de 2016 e 2018.

Geraldine Weiss

Conhecida como a grande dama dos dividendos, Geraldine Weiss foi uma das primeiras investidoras de destaque. Ela fundou o Investment Quality Trends (IQT) na década de 60, um boletim com recomendações de ações baseadas em dividendos com grandes percentuais de retorno.

Por causa do preconceito, assinava os seus boletins como G. Weiss para esconder seu primeiro nome. Ela ficou à frente do IQT por mais de 30 anos e escreveu vários livros sobre finanças.

Adena Friedman

A Nasdaq é comandada por uma mulher, Adena Friedman. Ela é CEO da bolsa focada em empresas de tecnologia desde 2017, a primeira vez que uma mulher ocupa um cargo de liderança em uma bolsa com tamanha importância, em termos mundiais.

Ficou inspirado com a trajetória destas mulheres investidoras? Acesse o nosso site e saiba mais sobre o universo dos investimentos.