Conta digital: vale a pena abrir uma?

Conta digital: vale a pena abrir uma?

Se existe uma coisa que dá uma preguiça enorme de fazer, com certeza é ter de ir até o banco. Só de pensar nas filas enormes e a demora em ser atendido, além da burocracia, já dá vontade de desistir.

Mas são necessários. Porém, nos últimos anos, essa tendência tem mudado. Contas digitais chegaram para transformar a maneira de fazer transações financeiras.

Entretanto, abrir uma conta digital pode gerar um pouco de receio, afinal, não se trata de um banco “palpável”. Mas, por outro lado, tem inúmeros benefícios. Para te ajudar a escolher ou não sobre abrir uma conta digital, nós listamos quatro vantagens e alguns contras. Mas já adiantamos: é uma ótima alternativa.

Praticidade

O maior benefício da conta digital é a praticidade que ela oferece, sem dúvidas. Tudo na palma da mão, sem precisar sair do lugar. Seja um depósito, uma transferência, o pagamento de contas.

É tudo muito prático, rápido e seguro, além de te possibilitar fazer as transações em horários além do comercial, ou seja, fora do horário de funcionamento dos bancos tradicionais.

E não é só isso. Investidores também encontram nas contas digitais maneiras muito mais simples de aplicar o seu dinheiro e até mais vantajosas do que nos bancos tradicionais.

Além de poupar muito tempo, ainda garante que você consiga resolver todas as suas pendências em qualquer lugar. Essa é, de fato, uma vantagem indiscutível.

Controle

Por ser digital, fica muito mais fácil manter controle sobre os gastos, pagamentos e investimentos pessoais. Está tudo ali, na tela do seu celular.

É uma grande vantagem, porque permite um acompanhamento praticamente em tempo real de todos os lançamentos na sua conta, favorecendo o equilíbrio das suas finanças, sem que haja nenhuma surpresa no final do mês.

Menos Tarifas

Também uma grande vantagem. Contas digitais não cobram taxas de manutenção e de transações, o que, após um ano, acaba se tornando uma boa economia.

Esse é, na realidade, o principal motivo de tanta fama das contas digitais. É obvio que ninguém gosta de pagar taxas e, com a isenção oferecida pelas contas digitais, essa alternativa se torna muito atraente.

Atendimento Rápido

Qualquer problema que ocorra na sua conta digital será resolvido facilmente. E você nem precisará esperar longos minutos com o telefone na orelha. Isso porque as contas digitais permitem que você converse com o atendente via chat no próprio aplicativo ou site.

E, com isso, em pouco tempo, seu problema será solucionado, sem que você precise sair da sua cadeira.

Os contras

Obviamente que a conta digital também tem seus aspectos negativos, o que não impede de, ainda assim, ser uma excelente ideia.

Falta de atendimento presencial é o primeiro contra. Muitas pessoas só conseguem resolver problemas pessoalmente, falando e explicando o que está acontecendo. No caso das contas digitais, isso é impossível, porque não há agências físicas. Todo e qualquer atendimento só pode ser feito online.

Como não tem agências, consequentemente, não tem caixas eletrônicos. E, por isso, saques só podem ser realizados em caixas 24h, o que também impossibilita algumas ações físicas, como depósito em dinheiro ou cheque, por exemplo.

Você fica dependente da tecnologia. Não tem como, não é? Conta digital significa ser 100% digital, informatizado, eletrônico. Talvez não seja um problema para você, mas muitas pessoas não se adaptam muito bem com essa realidade. Nesse último caso, não seria viável a utilização de uma conta digital.

Entretanto, se você é o tipo de pessoa que prefere resolver tudo em pouco tempo e com o mínimo de esforço, a conta digital é a opção certa. Mas, antes de abrir a sua conta, pesquise bancos, compare o que cada um oferece e escolha o que mais se adequa ao seu perfil.

E se você busca mais dicas e informações sobre controle financeiro, acompanhe nosso blog e fique por dentro!