Pix: entenda o que é como funciona esse conceito

Pix: entenda o que é como funciona esse conceito

Você deve estar acostumado a realizar transações bancárias por meio de DOC e TED no seu smartphone. Porém, o Banco Central criou uma nova modalidade de transferências e pagamentos, que é o Pix.

Conheça agora mesmo como funciona esse conceito e entenda o que é e quais os benefícios que oferece.

O que é Pix?

Pix é uma nova forma de pagamento instantâneo e foi criada pelo Banco Central. Com isso, além dos usuais TED e DOC, agora também é possível optar pelo Pix.

Com ela você pode realizar pagamentos, bem como fazer e receber transferência instantâneas. Tudo isso é feito por meio do celular.

Ademais, é possível realizar pagamentos por Pix através de um QRCode. Assim, uma empresa pode criar um QRCode e você pode pagar pelo produto ou serviço consumido por meio do Pix.

Como aderir?

Para começar a utilizar é preciso realizar um cadastro para gerir a chave Pix, que é como se fosse uma senha. Isso pode ser feito pelos canais de atendimento do seu banco, como nas agências ou no aplicativo do banco.

Como utilizar o Pix?

Depois de ter a chave Pix, essa opção de pagamento vai estar disponível ao lado das opções de TED e DOC.

Assim, para você utilizar basta entrar no aplicativo do seu banco, ir até o local de transferência e selecionar a forma Pix. Dessa forma, você vai poder completar as informações da transação e confirmar a realização.

Nesse aspecto, é tudo igual aos outros modelos de transações que você já deve estar habituado.

Benefícios que oferece

Até aqui você deve estar se perguntando qual a diferença entre o Pix e os outros métodos de transação. Pois realmente a forma de realizar a operação é parecida. No entanto, uma das principais diferenças também é o principal benefício. Com o Pix, a transação é gratuita para pessoas físicas e microempreendedores individuais.

Com isso, você consegue fazer boa economia, pios os bancos costumam cobrar taxas para a realização de TED e DOC. Em geral, cada operação dessa custa no mínimo R$ 10,00. Então, se você faz muitas transferências, vai ter uma grande economia com o Pix.

Outra grande vantagem e que também é uma diferença é a velocidade da transferência. O Pix transfere o valor em até 10 segundos. Assim, o que antes poderia levar até 48h com um DOC feito depois do horário, com o Pix é transferido em questão de segundos.

Ademais, você pode realizar transações com o Pix em qualquer dia e em qualquer horário, que mesmo assim o tempo de conclusão é de no máximo 10 segundos. Isso é outra grande vantagem e diferença em quanto a outras operações.

Considerações finais

Dessa forma, o Pix pode ser muito mais prático e econômico para que você realize suas transações financeiras por meio do celular. Experimente e confira as vantagens.

Gostou de saber tudo sobre o Pix? Acesse nosso blog e encontre outros artigos como esse para ficar informado de outros assuntos de grande importância e relevância para seu dia a dia e para sua vida financeira!