Seguro de vida: o que levar em consideração ao investir em um?

 Seguro de vida: o que levar em consideração ao investir em um?

Atualmente, existe uma variedade muito grande de investimentos. Tanto que encontrar o mais adequado a determinadas situações é complicado. Um dos investimentos que não recebe a devida atenção é o Seguro de Vida.

O que é o Seguro de Vida?

O Seguro de Vida é um contrato entre o investidor e uma seguradora, que garante aos dependentes do segurado, ou seja, esposa e filhos, o recebimento de uma indenização, caso o investidor venha a falecer.

Além disso, o Seguro de Vida também pode ser resgatado em casos de invalidez, quando o segurado não tem mais condições de saúde para exercer sua atividade profissional. Também é possível resgatá-lo quando o investidor atinge uma determinada idade, desde que estipulado em contrato.

Apesar de ser um investimento barato e de aquisição fácil, é preciso levar em consideração alguns pontos antes de assinar uma apólice de Seguro de Vida. São eles:

Indenização adequada

A função do Seguro de Vida é garantir que a família do segurado consiga manter seu padrão de vida em caso de morte ou invalidez. Portanto, o valor da apólice deve ser capaz de suprir as necessidades econômicas da casa.

Por exemplo, é comum encontrarmos apólices de Seguro de Vida que oferecem R$ 50 mil de indenização. Caso a renda mensal do segurado seja superior a R$ 2 mil, esse valor não seria o suficiente para manter o padrão de vida dessa família.

Evite a cobertura apenas por morte acidental

É muito comum encontrarmos segurados que preferem contratar o Seguro de Vida apenas com cobertura para morte acidental. Esse tipo de apólice é bem mais barato, mas não protege a família em caso de doenças.

Atenda às suas necessidades

Existem diversas modalidades de Seguro de Vida. Fique atento para contratar aquele que se adeque melhor a suas necessidades e da sua família.

O Seguro de Vida pode ser temporário, que possuem uma data limite, geralmente quando os filhos alcançam a maioridade, ou vitalício, por toda a vida.

A apólice pode ter a cobertura ativa enquanto os pagamentos estão sendo feitos. Quando os pagamentos param, a cobertura também cessa.

Há aqueles em que o segurado pode comprar a apólice e, a partir de determinado tempo, deixar de pagar, sem perder, com isso, os benefícios da cobertura.

Há outros que podem ser resgatados caso o investidor se enquadre nos pré-requisitos estipulados em contrato. Também existe o Seguro de Vida desenhado especificamente para as mulheres, que conta com cobertura para eventual diagnóstico de câncer, como o de mama e o de ovário.

Altere quando necessário

Depois de assinada a apólice de Seguro de Vida, é possível fazer alterações. Para isso, basta fazer um aditivo ao contrato que deixe claro quais as mudanças estão sendo feitas na apólice.

Além disso, é possível fazer mais de um contrato de Seguro de Vida. A existência de uma apólice anterior não invalida a nova e nem coloca algum limite nos valores estipulados para a indenização.

Os contratos não têm relação entre si e as seguradoras pagarão as indenizações de acordo com o capital do segurado. Tudo isso em conformidade com as cláusulas do contrato.