O que é pirâmide financeira e como evitar essa fraude?

O que é pirâmide financeira e como evitar essa fraude?

A pirâmide financeira vem trazendo muitos prejuízos a diversas pessoas atraídas pela promessa de um retorno financeiro elevado.

Para evitar cair nesse tipo de golpe é importante conhecê-lo a fundo. Por isso elaboramos um post com as principais informações sobre esse assunto. Confira!

Pirâmide financeira: o que é?

A pirâmide financeira é uma prática que tem como base a entrada de novos membros a partir do pagamento de um valor específico. Desse modo, esse tipo de fraude depende diretamente do processo de recrutamento de novos indivíduos.

Diante disso, comumente essas pirâmides são apresentadas como uma forma eficiente de investimento ou de empresas. É justamente esse argumento que os golpistas usam para atrair as pessoas para o golpe.

Além disso, eles se apoiam nas promessas de ganhos elevados com a venda dos produtos ou de outros quesitos presentes no mercado financeiro. Porém, o projeto apresentado é irreal. Até porque os lucros que alguns membros conseguem obter não são provenientes dessas mercadorias ou investimentos.

Geralmente, a origem dessa verba está na entrada de novos participantes. Porém, no decorrer do tempo, os golpistas tendem a fugir com o montante acumulado de todas as vítimas.

Dessa forma, esse golpe é denominado pirâmide financeira porque o processo inicia com um membro do topo do esquema. Após isso, ele vai se alargando por meio do recrutamento de novos participantes. Assim sendo, há uma semelhança com as estruturas piramidais. Afinal, as pessoas que se localizam na base costumam sustentar aquelas que estão no topo.

Como identificar esse golpe?

De fato, a pirâmide financeira vem fazendo muitas vítimas nos dias atuais. No entanto, é possível identificar algumas questões para se proteger desse golpe. Afinal, ele é composto por algumas características peculiares como:

  • As promessas de lucros rápidos, elevados e certos;
  • A explicação de pouco ou nenhum detalhe a respeito dos riscos presentes no negócio;
  • A exigência de um aporte inicial para as pessoas que almejam participar do processo;
  • A estrutura confusa e desordenada da comissão;
  • A ausência de informações precisas sobre o que está à venda;
  • A falta de documentação capaz de assegurar a legalidade do negócio;
  • A ocorrência de muitas reclamações sobre a organização;
  • A promessa de determinados ganhos extras após indicar novos participantes.

A pirâmide financeira é realmente um golpe?

É sim! Como já foi mencionado anteriormente, a pirâmide financeira é um tipo de esquema que tem como objetivo recrutar participantes. Ela se baseia na falsa promessa de lucros rápidos, certeiros e elevados. Por isso, essa prática é percebida como um crime direcionado a economia popular, como indica a Lei 1.521, do ano 1951.

Assim sendo, as pessoas envolvidas nesse esquema podem responder processos pela prática de estelionato. Afinal, todos os participantes se tornam corresponsáveis pela existência dessa pirâmide. Diante disso, assim como o operador inicial, os membros que recrutam novos participantes também estão praticando um crime.

Nesse post, você descobriu o mecanismo da pirâmide financeira e os cuidados necessários para evitar cair nesse golpe. Dessa forma você terá mais segurança antes de fazer possíveis investimentos.

Gostou do conteúdo abordado? Então aproveite para aprender como economizar seu dinheiro!

Procurando um Gerenciador FinanceiroClique aqui e conheça agora!