Quais são os investimentos financeiros mais seguros?

Quais são os investimentos financeiros mais seguros?

Estamos agora no segundo semestre de 2022. O Comitê de Política Monetária (COPOM) aumentou a taxa SELIC de 13,25% para 13,75%, a fim de conter o consumo e reduzir a inflação do país.

Essa “pequena” estratégia que faz parte da política monetária, afeta o mercado como um todo, influenciando direta e indiretamente os investimentos presentes no Brasil. Mas mediante a tantas incertezas, qual é o investimento financeiro mais seguro?

O mundo dos investimentos

Em primeiro lugar, você precisa entender como funcionam os investimentos. De modo geral, eles possuem duas classificações: Os investimentos de renda fixa e renda variável.

Renda Variável

Os investimentos em Renda Variável são aplicações cuja rentabilidade se dá por meio da valorização da sua aplicação, ou seja, se você compra ações de uma empresa “X” por um valor, você espera que essa empresa cresça, dê bons resultados e se desenvolva para que o preço da sua ação possa subir, nesse caso, você rentabiliza através do ganho de capital.

Mas, também, a rentabilidade pode vir através dos dividendos ou das bonificações pagas pela empresa quando existe lucro no negócio.

Renda Fixa

Já na Renda Fixa, encontramos os métodos mais seguros de investimento, por uma série de fatores que vamos discutir logo a frente, mas do que se trata essa opção de investimento?

Como o próprio nome propõe, a renda fixa se caracteriza por ser um investimento cuja rentabilidade já conhecemos antes da aplicação. Trata-se de um investimento considerado mais “certo” para o investidor e normalmente é destinado para quem tem pouca ou nenhuma aceitação ao risco.

Por que a renda fixa possui o leque de opções mais segura dos investimentos?

Como vocês aprenderam um pouco acima, na renda fixa já sabemos a rentabilidade antes da aplicação, ou seja, você já sabe quanto vai render antes de aplicar o recurso. Você não tem que ficar sem dormir pensando nos riscos de perda ou outros relacionados.

A única perda que você vir a ter está ligada a rentabilidade real, ou seja, o seu investimento render menos do que a inflação do período. Isso significa dizer que houve perda no poder de compra do seu rendimento, ou seja, ele passa a valer menos com a inflação alta.

Além de conhecer o produto ao qual você está aplicando, podemos citar como outro mérito da renda fixa: o Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

Quando você investe em títulos de dívida privados, você está sujeito a outro risco bastante conhecido na sociedade como a falência, ou seja, se o banco no qual você comprou pode falir e fechar sem conseguir honrar os seus pagamentos.

Para isso, existe o chamado FGC. Ele é uma garantia que o investidor tem de que, se o banco falir, ele tem seu patrimônio restituído até um limite atual de R$ 250.000,00 por CPF.

Dentre os investimentos financeiros voltados para a Renda Fixa podemos citar o Tesouro Selic, Letras de Crédito Imobiliários e do Agronegócio (LCI/LCA), Cédula de Depósitos Bancários e Debêntures.

Gostou do nosso conteúdo? Temos aqui alguns outros pensados para você que quer começar a investir melhor o seu patrimônio. Acesse o nosso site e venha conhecer alguns outros conteúdos que vão agregar e muito a sua vida financeira.

Procurando um Gerenciador de InvestimentosClique aqui e conheça agora!