Qual a diferença entre Ethereum x Bitcoin?

Qual a diferença entre Ethereum x Bitcoin?

Muitos investidores já apostam, há um certo tempo, nas conhecidas moedas digitais, também chamadas de criptomoedas. Esse é um tipo de dinheiro completamente digital e que não é emitida por nenhum governo.

As criptomoedas têm a mesma finalidade do dinheiro físico. Entre as principais funções que elas podem desenvolver estão:

  • Servir como reserva de valor, para preservar o poder de compra no futuro;
  • ​​​​​Como unidade de conta, quando há a precificação de produtos em função dela;
  • Como meio de troca, ao facilitar as transações comerciais.

A mais conhecida delas é o Bitcoin. Porém, já existia o conceito de criptomoeda antes dela, tendo sido descritas pela primeira vez em 1998, no qual foi sugerido utilizar a criptografia para controlar as transações realizadas por meio de um novo tipo de dinheiro.

E, junto ao Bitcoin, outra criptomoeda muito conhecida é a Ethereum. Elas são as duas maiores nesse tipo de investimento, mas o que as diferencia é em relação à tecnologia utilizada.

O funcionamento do Bitcoin

Sendo a criptomoeda mais antiga e conhecida, surgida em 2009, foi criada com a função de transações financeiras, incluindo pagamento de bens e serviços.

Sua segurança é feita por mineradores, além da internet os dados são transmitidos por satélite e rádio pelos usuários, procura escalabilidade por meio de camadas independentes, emite até 21 milhões de moedas e evita mudança nas regras e limites de emissão.

O funcionamento do Ethereum?

Tanto o Bitcoin, quanto a Ethereum, possuem as mesmas funções de segurança, transferência, independência e divisibilidade, tendo ambas os saldos dos endereços e as movimentações auditáveis e públicas.

O Ethereum tem como objetivo principal ser uma plataforma que executa aplicações de maneira autoritária sem utilizar um coordenador central. Ela permite produzir contratos autoexecutáveis, não tem um limite para emissão de moedas, está migrando para o Ethereum 2.0, dando um fim na mineração tradicional, e já alterou a política monetário mais de uma vez.

Qual a diferença entre elas?

Como mostrado anteriormente, ambas as criptomoedas possuem semelhanças, como serem ativos digitais e utilizar o blockchain. Mas elas também possuem outras diferenças, além daquelas já citadas.

Elas se diferenciam justamente pela sua maneira de funcionamento. O Bitcoin conta com uma rede muito confiável e segura para registrar transações. Diferente do Ethereum, que objetiva se tornar uma estrutura computacional para a realização de aplicações de forma descentralizada de terceira geração.

A tecnologia como diferencial

A relação da tecnologia com esse tipo de investimento explica como as duas funcionam de maneiras diferentes. Enquanto o Ethereum 2.0 escolheu desistir da mineração e investir na Prova de Participação para melhorar a capacidade do processamento de dados, a Bitcoin valoriza a descentralização, apostando na segunda camada para funcionar de maneira independente, tendo seu próprio mecanismo de consenso.

Qual vale mais o investimento?

Mesmo que ambas estejam em um estágio inicial de adoção e possuam também propostas diferentes, ainda assim apresentam um grande potencial. Haja visto que o Bitcoin foi adotado como moeda oficial de El Salvador junto ao Dólar e o Ethereum pode conseguir ultrapassar 1 trilhão de dólares de captação de mercado caso sua atualização para o Ethereum 2.0 obtiver sucesso.