Como investir em ações no mercado fracionado?

Como investir em ações no mercado fracionado?

Se você já investe ou está pensando em entrar nesse mundo da educação financeira, certamente já deve ter ouvido falar em ações. E mesmo que não entenda nada sobre isso, já deve ter se deparado com termos como “índice Ibovespa”, dentre outros.

A renda variável, ou o investimento em ações, é um dos que possibilita os maiores retornos financeiros de acordo com o seu nível de risco. Porém, muitas pessoas ainda acreditam que é necessário ser milionário para investir na bolsa de valores.

Com isso em mente, criamos um conteúdo exclusivo para que você compreenda o que é e como investir em ações no mercado fracionário. Confira!

O que é Mercado Fracionário?

Quando investimos em ações, por exemplo, PETR4 (Petrobrás, uma das queridinhas dos brasileiros), é possível comprar em lotes múltiplos de 100.

Ou seja, você pode comprar 100 ações, 200 ações, 300, 400, e assim por diante. E essa pode ser uma barreira de entrada para investidores iniciantes, afinal, o investimento será alto e ocupará uma boa parte do orçamento mensal reservado para aplicações financeiras.

Para resolver o problema e democratizar o acesso, criou-se o mercado fracionado. Nesse mercado, é possível comprar uma unidade de ação, duas, três, ou quantas você quiser, sem a necessidade de ser um lote completo.

É preciso compreender que existem diferenças entre o mercado tradicional e o fracionado. O primeiro, possui mais liquidez. Em outras palavras, é mais fácil negociar os ativos. Por fim, normalmente, eles possuem cotações um pouco diferentes por conta disso.

Como investir no mercado fracionário

Para investir no mercado fracionário os passos são praticamente os mesmos dos investimentos no mercado tradicional de ações.

Em primeiro lugar, será necessário abrir conta em uma corretora de valores da sua preferência. Aquela que possui a plataforma e os produtos que mais se adequa às suas necessidades. Nesse aplicativo ou sistema, acesse o Home Broker.

Em seguida, compreenda o código das ações. Tome como exemplo a Petrobrás. Ela possui dois códigos, PETR3 e PETR4.

“PETR” é o nome dela na bolsa. O número 3 indica as ações que dão direito ao voto na administração da empresa, e o 4, dão preferência a receber os dividendos.

Como você está comprando no mercado fracionário, o seu voto terá pouco peso nas decisões da empresa, então, vale mais a pena investir em PETR4 para receber os dividendos.

Para acessar o mercado fracionado, basta adicionar a letra “F” no final, ficando “PETR4F”. E pronto!

Automaticamente o Home Broker irá liberar a possibilidade de comprar ações unitárias.

Mas e se você comprar 100 ações unitárias?

Lembra-se que falamos que um lote padrão possui “100 ações”?

Então, o que acontece se, digamos, você comprar 50 ações em um mês e mais 50 em outro?

Tudo irá depender da sua corretora. Se você tiver, por exemplo, 101 ações de uma empresa e deseja vender todas. Algumas corretoras podem vender tudo no mercado fracionado, enquanto outras optam por vender um lote padrão de 100, mais 1 ação fracionária.

Então, sempre se informe com sua corretora antes de tomar uma decisão.

Procurando um Gerenciador de Investimentos? Clique aqui e conheça agora!