Sugestões para economizar em casa

Sugestões para economizar em casa

Se você deseja realizar os seus sonhos, então a educação financeira é uma premissa importante. Afinal, é preciso saber administrar as finanças para comprar um pacote de viagens, reformar a casa, fazer um intercâmbio, ou aquilo que seja o seu desejo.

Atualmente, a maior parte do salário das pessoas fica com o consumo doméstico, visto o aumento nos preços de itens da cesta básica e vestuário principalmente.

Com isso em mente, criamos este conteúdo exclusivo com algumas sugestões para economizar em casa, sem precisar abrir mão do seu conforto. Confira!

#1 Encontre os vilões da conta de energia

conta de energia é um dos principais gastos no orçamento doméstico. O principal desafio, inclusive, é colocar essa despesa variável na sua previsão de gastos. Afinal, as próprias tarifas mudam com o tempo de acordo com a situação da malha energética nacional.

Cada residência conhece o seu próprio consumo, porém, via de regra, o chuveiro elétrico, o ar-condicionado e o aquecedor são os maiores vilões.

Portanto, crie regras e padrões para garantir um uso eficiente. Por exemplo, evitar banhos quentes por mais de 5 minutos, ou configurar o ar-condicionado sempre em 23ºC em velocidade baixa.

#2 Tenha uma reserva de emergência

reserva de emergência é a maior arma de qualquer pessoa que possui educação financeira.

Afinal, todos estamos sujeitos a passar por uma emergência em algum momento da vida. Pode ser um cano quebrado, um curto-circuito ou até mesmo um acidente de carro.

Se você tem uma reserva financeira que te permite pagar todas as contas por pelo menos 6 meses sem precisar trabalhar, então poderá dormir com a cabeça tranquila.

Quando falamos em objetivos financeiros, essa segurança é fundamental para que você tome as melhores decisões de médio e longo-prazo.

#3 Fuja dos ultraprocessados

De acordo com pesquisa realizada pela organização Alimentando Políticas, a alimentação não saudável já é mais barata do que a saudável.

Porém, existe um lado obscuro nessa relação. Para economizar, muitas pessoas acabam escolhendo alimentos ultraprocessados por conta do menor custo.

No entanto, é preciso considerar que esses alimentos não fornecem os nutrientes necessários para uma vida saudável, podem reduzir a sua produtividade, e até mesmo gerar mais custos com medicamentos por conta de doenças relacionadas ao seu consumo excessivo.

Portanto, sempre que possível opte por uma alimentação saudável e natural.

Hoje em dia existem diversas hortas comunitárias e feiras livres que tornam esses alimentos mais acessíveis. Busque na sua região!

#4 Sempre ande com uma lista de compras

Fazer lista de compras é fundamental para não ser fisgado por “promoções imperdíveis” que sempre aparecem em todos os lugares.

Com ela você sabe exatamente o que precisa para a sua casa de acordo com os seus objetivos.

Lembre-se que o supermercado é construído para que você passe o máximo de tempo nele, circulando pelas prateleiras e pegando produtos supérfluos.

Usando uma lista, é possível ir diretamente atrás dos produtos mais necessários, ignorando todas essas distrações.

Nós temos um conteúdo exclusivo que pode ajudá-lo a economizar ainda mais. Confira!

Procurando um Gerenciador FinanceiroClique aqui e conheça agora!