Motivos para diversificar sua carteira de investimentos

Motivos para diversificar sua carteira de investimentos

Segundo dados da B3, a bolsa de valores brasileira, o ano de 2021 fechou com o número recorde de 4,2 milhões de investidores pessoa física.

Isso representa um salto para grande parte da população brasileira que antes não conseguia poupar nem um centavo por mês.

No entanto, todo investimento, mesmo os mais seguros, possuem riscos que devem ser observados.

Assim, criamos um conteúdo exclusivo com 5 motivos para diversificar a sua carteira de investimentos. Venha conferir quais são!

#1 Pulverização do risco

O primeiro motivo é o mais importante diz respeito à pulverização dos riscos. Afinal, todo e qualquer investimento tem a chance de ser reduzido a pó, ou de perder todo o seu valor, no jargão do mercado financeiro.

Se todo o seu patrimônio estivesse na bolsa lá em julho de 2021, agora, em julho de 2022, ele teria encolhido mais de 20%!

Por mais seguro que você esteja sobre um investimento, é importante ir com cautela. Quanto maior for o risco atrelado, menor deve ser a fração do seu patrimônio a ser investida.

#2 Maiores chances de ganho

Na outra ponta, a segunda vantagem mais importante de uma carteira de investimentos diversificada, é a chance de receber altos ganhos.

Quem busca a segurança, acima de tudo, costuma ficar preso à renda fixa, que sempre irá pagar uma remuneração próxima da inflação.

Agora, investimentos mais arrojados, como ativos em bolsa e criptomoedas podem trazer altos lucros.

Se você tivesse investido R$ 100 em bitcoin lá em 2017, hoje, ele teria crescido até R$139 mil. Porém, esse é um investimento extremamente arriscado.

#3 Atingir os seus objetivos

Precisamos ser sinceros. Nem todo investimento é para todo mundo. Algumas pessoas não têm estômago para as oscilações da bolsa, e está tudo bem.

Quando você diversifica o seu patrimônio, pode dar diferentes pesos às estratégias. Se tem aversão ao risco, pode, por exemplo, reservar apenas 10% para essas operações.

O fato é que na diversificação não há regras. Você pode ter uma estratégia para guardar dinheiro para a viagem daqui a dois anos, ao mesmo tempo que reserva para a sua aposentadoria.

#4 Você aprende sobre o mercado

mercado financeiro é um universo à parte da realidade. Afinal, ele está sempre preocupado com o futuro, e pouco interessado no presente.

Se você tem um pé em cada uma das áreas, como renda fixa e renda variável, terá o conhecimento básico de cada uma delas.

Saberá o que as empresas estão fazendo para gerar lucro, ao mesmo tempo que ficará de olho nas contas públicas para garantir o seu retorno.

Diversificar é muito sobre aprender sobre o que está acontecendo e o que irá acontecer.

#5 Vantagens sobre o tempo

Pessoas que desejam altos retornos, precisarão correr mais riscos, isso é natural. No entanto, é preciso cautela.

Se você tem tempo para investir, saiba que os juros compostos serão os seus maiores aliados.

Com a diversificação será possível garantir a segurança de parte significativa do seu patrimônio, enquanto você se arrisca em transações com maiores chances de retorno.

Aqui no Meu Dinheiro Web você ganha controle sobre as suas finanças. Venha conferir como podemos ajudá-lo a gerir melhor os seus gastos e garantir a capacidade de investir recorrentemente.

Procurando um Gerenciador de InvestimentosClique aqui e conheça agora!