Onde investir de acordo com seu bolso e objetivo

Onde investir de acordo com seu bolso e objetivo

Tocando a bola que o Guilherme deixou essa semana ao escrever mais um belo texto: “3 fundos referenciados DI não muito caros”, falo hoje onde você deve colocar seu rico dinheirinho.

É comum recebermos por e-mail perguntas do tipo: Onde devo investir meu dinheiro? Qual o melhor fundo de investimento? É melhor investir na bolsa ou em renda fixa?

Todas essas perguntas são de difíceis respostas. Para recomendar sobre investimentos é preciso conhecer os objetivos, idade, estabilidade econômica, propensão ao risco, entre outros fatores da pessoa que deseja começar a investir. Vou tentar simular algumas situações hipotéticas e fazer algumas recomendações. Deixo claro que a decisão é sempre sua, minhas recomendações são apenas recomendações como se estivéssemos num papo de boteco, afinal não sou consultor financeiro e nem pretendo ser.

Se você tem pouco dinheiro, e chamo de pouco dinheiro quantias abaixo de 250,00 mensais para investimento, minha recomendação é você colocar seu dinheiro na boa e velha caderneta de poupança até acumular uma graninha razoável. Razoável entenda como 5 mil ou mais. Se seu objetivo com esse dinheiro for de curto prazo, até 2 anos, também lhe aconselho a mantê-lo na poupança, independente do valor. Quem pretende usar o dinheiro no curto prazo precisa tê-lo investido da forma mais líquida possível e a caderneta de poupança é o investimento mais líquido que existe. Sua reserva para emergências também deve estar na poupança.

Agora imaginando que você tenha os mesmos 250,00 mensais e invista pensando no longo prazo, para se aposentar daqui 15, 20, 25 ou 30 anos e não deseja correr muito risco. Recomendo-lhe investir em NTN-B. Abra uma conta numa corretora, pode ser a link, essa é a corretora que eu uso, e compre NTN-Bs com vencimentos próximos aos seus objetivos. Você não precisa realizar compras mensais, pode acumular valores na caderneta de poupança, trimestrais, ou até mesmo semestrais e realizar a compra a cada período de tempo. Duas compras anuais são interessantes a meu ver.

A taxa de custódia cobrada pela link é de 0,2% ao ano. Observe que alguns bancos chegam a cobrar 4% ao ano, o que inviabiliza qualquer negócio. Existem corretoras que isentam de taxas o cliente, é o caso da corretora Banif. Essa eu não conheço, mas me parece uma boa corretora. Se alguém puder dar um aval positivo, deixe um comentário.

Ainda pensando no longo prazo, um investidor mais arrojado e com quantias um pouco maiores para investir, algo próximo de 1.000 reais mensais, recomendo a compra de ações de boas empresas via home broker. Abra a sua conta numa corretora que cobre taxa fixa e de preferência isente seus clientes da taxa de custódia. Aí volto a recomendar a link que cobra 4,40 por ordem executada. Quais ações comprar? Vão aqui algumas opções que eu considero boas empresas: SUZB5, TBLE3, BBAS3, CIEL3, MRVE3, MRFG3 e, claro, PETR4 e VALE5.

Lembre-se que investir tudo em renda variável não é aconselhável. Invista em renda fixa também, mesmo sendo arrojado.

E para quem tem pouca grana, 100,00 mensais? Fundos DI, não de bancos que cobram absurdos, mas de corretoras. Não vou pesquisar nenhuma porque o amigo Guilherme já fez isso e nos recomendou a Fundo Geração. Leia o artigo no blog Valores Reais linkado no começo desse texto.

E valores menores ainda, 50,00, por exemplo? Caderneta de poupança, não há outra coisa a fazer com valores muito baixos. Mas o negócio é economizar sempre. Economizar 10% do salário líquido deve ser um hábito na vida de todo assalariado. Venho recomendando isso aos meus amigos, alunos e leitores nos últimos anos. Mesmo que você não consiga acumular uma grande quantia durante sua vida, mas consiga passar a filosofia para seu filho, e ele der continuidade ao processo de acumulação de dinheiro, em duas gerações sua família será milionária. Só para exemplificar; 50,00 reais depositados na poupança, mensalmente, durante 70 anos acumulará mais de 1 milhão de reais. Você continuará sendo pobre, seu filho também, mas seu neto terá uma quantia interessante e se bem educado financeiramente, só multiplicará esse valor e em mais duas ou três gerações sua família terá vários milhões. Loucura? Eu sei, mais sou louco mesmo.

Gente! Estão aí algumas divagações. Fique a vontade para criticar, perguntar e fazer elogios também.

Bom final de semana!