Saiba como o Open Banking vai mudar o mercado financeiro

Saiba como o Open Banking vai mudar o mercado financeiro

O conceito de Open Banking abrange a ideia de que os dados bancários pertencem aos clientes e não aos bancos. Dessa forma, quem decide o que fazer com as próprias informações é o cliente e o banco deve liberar o acesso a elas para outras instituições financeiras.

Uso de aplicativos

Isso significa que você não precisa mais usar só o aplicativo ou site do seu banco para movimentar suas contas, pois através das APIs (sigla em inglês para Application Programming Interface, que quer dizer interface de Programação de Aplicações), é possível acessar outras plataformas integradas aos serviços do seu banco.

Claro que qualquer operação só pode ser feita com a autorização do cliente. É você quem escolhe como quer movimentar seu dinheiro. Se hoje você utiliza contas em instituições diferentes, possui o cartão de outra e empréstimos ou poupança em uma terceira instituição e usa um aplicativo diferente para gerenciar cada uma, com o open banking você pode resolver tudo isso dentro de apenas um aplicativo.

Como os bancos não detém exclusividade sobre as informações do cliente, fica bem mais simples de integrar todos os aspectos da sua vida financeira em um só lugar.

APIs

Uma das principais vantagens do open banking acontece justamente por causa das APIs, pois elas são os plugues que permitem que o compartilhamento das informações seja seguro. Tanto que o cliente não precisa nem digitar as senhas de cada banco durante o uso do aplicativo.

Regulamentação no Brasil

O sistema que já funciona na União Europeia e no Reino Unido, ainda não existe no Brasil, mas o Banco Central já está trabalhando para criar a regulamentação do open banking no país.

Existem dois modelos que poderão ser adotados, o primeiro é mais restritivo, do jeito que funciona no Reino Unido. Ele restringiria algumas empresas de participar, já que definiria os tipos de plataformas que poderiam pedir os dados, colocaria um padrão paras as APIs, dentre várias outras condições. O segundo modelo é menos limitante, como é feito na União Europeia, em que os bancos são obrigados a abrirem suas APIs.

Na Europa, a lei PSD2 obriga todos os bancos regulados pelo Banco Central Europeu a abrirem suas APIs e, consequentemente, aplicarem o conceito de open banking, permitindo que as fintechs, por exemplo, tenham acesso aos dados de clientes.

As fintechs são startups que atuam na otimização do sistema financeiro e podem se beneficiar bastante com a implantação do open banking, pois passam a ter acesso aos dados que antes eram exclusivos dos bancos.

Mudanças no mercado financeiro

O desenvolvimento do open banking vai exigir a criação de aplicativos que consigam reunir todas as informações financeiras de um usuário e que saibam como atender as necessidades de cada perfil. O cliente vai poder se beneficiar de várias formas, já que terá a opção de escolher os bancos com as melhores taxas de retorno em casos de investimento e comparar para encontrar os que possuem os menores juros.

O que o open banking oferece é mais liberdade e autonomia para o cliente, quando se trata de vida financeira.

Quer saber mais sobre o mercado financeiro? Acompanhe os conteúdos do nosso blog e fique por dentro de todas as novidades.