Dicas para evitar desperdício no churrasco

Dicas para evitar desperdício no churrasco

Muitos brasileiros aproveitam os seus momentos de folga para fazer um bom churrasco e relaxar. O evento acontece especialmente em finais de semana, feriados prolongados e períodos de férias. Contudo, este momento também pede uma boa dose de planejamento. Em nosso artigo você vai conferir algumas dicas para evitar desperdício no churrasco do final de semana.

Afinal, aquela comida que sobrou e foi parar na geladeira pode acabar não sendo totalmente consumida. Vale lembrar ainda que o desperdício alimentar é um dos grandes problemas enfrentados pela nossa sociedade. Algo cuja superação depende, também, de nossas atitudes no dia a dia. Confira, então, como evitar esse erro nos seus churrascos.

Determine quantas pessoas vão comparecer

Um erro muito comum ao se realizar um churrasco é não dimensionar previamente o número de pessoas que estarão presentes. Sem possuir de antemão a estimativa não é possível definir quantos quilos de carne, litros de bebida e guarnições deverão ser comprados. E mais: a duração é de igual relevância para comprar sem desperdiçar.

Quanto mais longo for o evento, mais cuidados ele inspira, sobretudo quando a duração for superior a 6 horas, o risco de desperdício aumenta. É preciso entender que em geral há dois picos de consumo. O que significa que não é necessário deixar carnes na brasa o tempo todo. O motivo é que os convidados tendem a rejeitar as sobras no prato em busca de peças recém feitas.

Calcule o consumo médio por pessoa

Sabendo quantas pessoas estarão presentes e por quanto tempo, é hora de calcular o consumo médio individual, utilize uma calculadora online para auxilio. Tomemos como primeiro exemplo uma situação mais familiar, na qual utilizaremos um grupo de acompanhamentos para a carne.

Neste cenário temos que cada adulto consome entre 500 e 600 gramas e as crianças aproximadamente 200 gramas. Esta quantidade é proporcional a um evento de pelo menos 5 horas de duração. Se o churrasco ocorre após o futebol, por outro lado, o consumo mínimo é de 600 gramas por pessoa.

Outro fator relevante é que se consomem menos acompanhamentos neste último caso. Para calcular estes últimos, a quantidade fica por volta de 200-250 gramas por pessoa nas saladas. Lembrando que todas as médias aumentam quando o evento ocorre no horário de almoço.

Faça o mesmo para as bebidas

Um bom churrasco não existe sem o acompanhamento de bebidas. Para calcular a quantidade de cerveja leve em consideração que um público de maioria adulta consome 2l por pessoa. Em latas são aproximadamente 6. Já para quem não bebe álcool, meio litro de refrigerante e 400 ml de água são a média individual.

Dimensione o carvão corretamente

Entre as dicas para evitar desperdício no churrasco do final de semana devemos considerar ainda o carvão. Lembre-se, em primeiro lugar, que a reposição durante feriados pode ser difícil. Portanto, compre com antecedência e faça o cálculo correto da necessidade. A proporção é simples: para cada 6 kg de carne compre 5 kg de carvão. Ao armazená-lo tenha o cuidado de protegê-lo da umidade.

Faça uma pesquisa antes de comprar os ingredientes

Por fim, evite pagar mais caro do que o necessário pelos ingredientes. Para carnes, frango e linguiças este cuidado é indispensável se você não quiser gastar além da conta. Tenha o cuidado de pesquisar em mercados, açougues e quaisquer estabelecimentos disponíveis. Só não vá abrir mão da qualidade em função do preço. É preciso encontrar o equilíbrio do custo-benefício!

Confira outras dicas para economizar em nosso blog

Estas foram nossas dicas para evitar desperdício no churrasco do final de semana. Para mais recomendações de como economizar visite o nosso blog.