Cotação do dólar: quais os fatores que influenciam a sua variação?

Cotação do dólar: quais os fatores que influenciam a sua variação?

Todo dia vemos informações nos noticiários sobre a cotação do dólar e cada um reage de acordo com seu benefício pessoal. Quando seu valor sobe, quem recebe salário na moeda americana comemora, enquanto aquela pessoa que está planejando uma viagem para o exterior se preocupa. Independentemente dos seus interesses, saber o valor do dólar é importante para diversas transações financeiras. Além disso, é importante entender o que faz o valor do dólar em relação ao real mudar tanto.

Por isso, confira os principais fatores que influenciam na variação da cotação do dólar.

Reserva cambial

As reservas cambiais são as quantias de moeda estrangeira que um país mantém em seus cofres. Isto vale para qualquer moeda que o país tenha interesse em manter. Ter esta quantia guardada, especialmente o dólar, é essencial para negociações com nações e empresas internacionais. Quando essa reserva abaixa, o governo acaba precisando comprar grandes quantias de uma vez, o que gera uma valorização da moeda. É para evitar ter que adquirir dólar na alta da moeda que o governo mantém esta reserva cambial.

Fluxo do mercado

A boa e velha lei da demanda e procura tem uma considerável responsabilidade na cotação do dólar. O quanto turistas estrangeiros estão gastando aqui e quanto os brasileiros gastam em dólar no exterior fazem parte de uma grande balança comercial. Se os brasileiros não estão utilizando muito o dólar, ou seja, a procura é baixa, a moeda se desvaloriza, fazendo com que ela fique mais barata perante o real. O mesmo vale na questão comercial, em relação ao número de importações e exportações, já que os produtos são comprados e vendidos normalmente com a moeda americana.

Crise econômica

Uma crise financeira tem influência direta no valor de uma moeda. Afinal, isso significa que a economia está frágil e todos os investidores vão deixar de colocar seu dinheiro lá até que se estabilize. Este é um dos fatores, inclusive, que explica porque uma crise econômica em um país pode gerar crise em outros países. Foi o caso da crise financeira de 2008, quando a falência de um banco de investimentos americano afetou a economia de boa parte do mundo. Na época foi até necessária a intervenção do Banco Central brasileiro para controlar a cotação do dólar no país.

Situação econômica mundial

Assim como uma crise econômica afeta a cotação do dólar em larga escala, pequenas situações e alterações cotidianas na economia também podem afetar o valor da moeda. Embates comerciais como acontece entre EUA e China afetam todos os relacionados a eles. Em termos locais, o aumento ou queda dos juros do Brasil pode influenciar na cotação. Isso porque altera o quanto investidores vão aplicar no Brasil e a moeda acaba sendo afetada por conta da demanda.

Cenário político

Situações políticas e sociais têm efeito sobre a economia e a cotação do dólar. A popularidade de um determinado governo e a aprovação de projetos de grande escala afeta na visão internacional do país.

Isto acontece porque o contexto político diz muito sobre o futuro da economia de um país e sua moeda nada mais é que um reflexo disso. Um país em um estado político delicado tem a sua moeda desvalorizada, o que aumenta o valor das moedas estrangeiras para ele.

Quer saber mais dicas sobre economia e controle financeiro? No nosso blog nós temos vários artigos informativos sobre o mercado financeiro, confira!