5 dicas para economizar com passagens aéreas

5 dicas para economizar com passagens aéreas

Sabe quando aquele seu amigo chega dizendo que comprou uma passagem barata para algum lugar desse mundão que você morre de vontade de conhecer? Pois é. No entanto, para a maioria dos internautas, parece quase impossível encontrar passagens baratas naquela hora que você mais precisa.

Mas fique tranquilo: você não precisa participar de nenhuma sociedade secreta para economizar nos gastos com passagens aéreas. A bem da verdade, dicas muito simples vão te ajudar a pagar menos, o que é extremamente importante, tendo em vista que as passagens são a parte mais cara de uma viagem.

Pretende viajar? Então tire um tempinho para conferir nossas cinco dicas de como economizar com passagens aéreas. Confira a lista e desfrute:

Seja flexível

É provável que você tenha preferência por uma data específica para viajar, mas a flexibilidade pode fazer a diferença.

Se você não vê nenhum problema em viajar dois ou três dias antes/depois da data desejada, as chances de você encontrar um preço barato naquele período aumentam consideravelmente, já que você pode planejar de acordo com os menores preços. Portanto, uma dica que pode te ajudar nos sites de busca e nos aplicativos é procurar pelos valores no mês inteiro.

Antecedência é prioridade

Outra dica fundamental para pagar menos pela sua passagem é comprá-la meses antes do embarque, especialmente se você não pode ser flexível em relação às datas.

Especialistas apontam que, para viagens internacionais, por exemplo, a antecedência ideal é de três a quatro meses. Por outro lado, se você está programando sua viagem para uma época de grande demanda, como o Carnaval ou no Réveillon, é provável que você não consiga nada muito vantajoso.

Crie alertas de preços

A maioria dos sites e aplicativos de viagem conta com recursos que permitem a criação de alertas de passagens. Assim, você saberá diariamente se houve variação nos preços e, principalmente, conseguirá identificar com maior facilidade se os valores caírem. O ideal é combinar essa estratégia com o item anterior (antecedência).

Melhores dias da semana

Sabe aquela lenda de que as passagens ficam mais baratas em alguns dias da semana? Por incrível que pareça, ela é verdadeira. Para viagens nacionais, por exemplo, passagens compradas no fim de semana (sábado e domingo) costumam ser mais baratas.

Mas atenção: aqui estamos considerando a data de compra da passagem, e não a data da passagem em si, que costuma ser mais cara aos sábados e domingos. Neste item, dê preferência para o início da semana (segunda ou terça).

Programas de fidelidade

Programas de milhagem são alternativas bem interessantes para você gastar menos na compra da passagem. Normalmente, tais programas aproveitam os pontos acumulados no cartão de crédito. O ideal é escolher aquele que lhe ofereça as melhores condições, e assim, acumular milhas para abater na compra de uma futura passagem ou, dependendo da quantidade de pontos, até mesmo viajar de graça.

Não parece incrível? Com todos esses atalhos, você estará devidamente preparado para gastar menos com seus voos.

Gostou do artigo? Para mais textos com dicas exclusivas acesse o nosso blog.