Preciso ser um economista para entender de investimentos?

Preciso ser um economista para entender de investimentos?

Ouvimos todos os dias nos jornais e vemos na internet dados relacionados à economia. A cotação do dólar, os pontos da bolsa, taxa Selic e tantos outros nomes que muitos de nós não compreendemos. Cada vez mais pessoas investem no mercado financeiro, mas muitos ainda têm medo de entrar neste universo. Preciso ser economista para entender de investimentos?

Neste artigo, iremos falar mais sobre isso. Confira!

O mercado financeiro mais acessível

Por muito tempo, o mercado financeiro foi uma coisa muito intangível para o cidadão comum. No máximo, o cliente era convencido pelo gerente de seu banco a investir em um título de renda fixa com baixíssimo rendimento e longo prazo para resgate. Investir, enquanto atividade corriqueira era apenas para investidores profissionais, que permaneciam o dia todo em contato com corretoras de ações e outros ativos.

Hoje, vários aplicativos permitem um acesso facilitado a vários títulos da dívida pública, renda fixa, renda variável, mercado de câmbio, mercado de ações e outros. Você pode também gerir seus investimentos através de um gerenciador de investimentos online.

A internet abriu a “caixa preta” dos investimentos

Antes da internet, o conhecimento que as pessoas tinham sobre investimentos era bastante restrito, pois apenas em cursos específicos da área ou em graduações nas áreas de finanças, como os bacharelados em economia e ciências contábeis, falava-se sobre. Porém, a internet trouxe uma série de cursos online, tutoriais e outros conteúdos que ensinam pessoas físicas a investir.

Entretanto, muitos destes conteúdos são de baixa qualidade, ou não instruem o investidor iniciante com a qualidade necessária, especialmente sobre os riscos altos de determinados investimentos. Como resultado, muita gente entra no mercado sem a precaução necessária e acaba saindo no prejuízo.

Filtrar conteúdo é fundamental

Embora ninguém precise ser necessariamente economista para se aventurar pelo mercado financeiro, estar bem instruído e plenamente preparado é fundamental para se investir de maneira segura, rentável e sustentável, tomando as melhores decisões estratégicas.

Por isso, busque filtrar muito bem as informações que você acessa sobre o mercado, extraindo notícias apenas de fontes confiáveis, estudando o funcionamento das negociações dos mais diversos ativos, aprendendo sobre nomes técnicos, jargões e tendências que o mercado apresenta.

Gestão dos próprios recursos faz a diferença

Se você não é economista e irá investir, além de informações atualizadas e de qualidade, você também precisa de uma gestão feita com excelência para saber com precisão onde está sendo aplicado cada centavo de seu patrimônio, sem comprometer o orçamento de sua família, suas despesas e outros compromissos financeiros a honrar em seu cotidiano.

O mercado não é um bicho de sete cabeças. Mas para perpetuar seu patrimônio é preciso sabedoria e visão estratégica em seus investimentos. Saiba a quais riscos você está disposto a correr e o quão ambiciosas são suas pretensões de ganhos com o mercado. Com bom gerenciamento e decisões assertivas, sua carteira de investimentos promete!