Pais de primeira viagem: por onde começar o planejamento?

Pais de primeira viagem: por onde começar o planejamento?

Se ter um bebê está nos seus planos e você acha que o planejamento financeiro não é necessário, que com o tempo tudo se ajeita, considere que você pode frustrar. Agora, se você é do time que acha que um filho é extremamente caro e só é possível nas famílias mais privilegiadas, saiba que isso também não é verdade!

A questão é que, com o planejamento financeiro adequado, qualquer sonho pode caber nos planos do casal, inclusive a chegada de um baby! Por isso, reunimos aqui algumas dicas de ouro que vão fazer a diferença na hora de se preparar para a vinda do pacotinho!

Não sejam pegos de surpresa

Você sabe quanto custa manter um bebê nos dias atuais? Coloque no papel os gastos pré e pós-chegada do neném: móveis para o quartinho, produtos, roupinhas, consultas, exames, vacinas… Nessa etapa, vale procurar na internet, conversar com amigos e familiares que tiveram filhos recentemente, pesquisar valores de itens em supermercados e farmácias, enfim! Tenha em mente uma média dos valores que serão gastos para não ser surpreendido negativamente nessa fase tão gostosa!

Papel e caneta na mão

Agora que há uma noção maior dos gastos, é hora de saber se essas despesas cabem no orçamento do casal. Um bom controle financeiro pessoal e familiar, pode ajudar a calcular o quanto sobra ao final do mês e planejar as contas dos gastos com a criança. Se você faz parte dessa minoria que controla as finanças, sente-se com seu companheiro (a) e analise com cuidado seus ganhos e gastos. Vejam o que é supérfluo, o que pode ficar para depois, ser cortado, reduzido, alterado, enfim. Se mesmo assim ficar puxado, vale a ideia de deixar o baby para o próximo ano, ou então considerar uma nova fonte de renda. Trabalhar horas extras, fazer freelances aos finais de semana, vender trufas, vender algumas peças de roupas… vale tudo para planejar a chegada do baby. 

Nem tudo precisa ser tão caro

Se você já parou para pesquisar os preços de coisinhas de bebê, deve ter levado um susto! Desde as fraldas até os móveis, tudo é bem salgado! Mas saiba que essas não são as únicas opções! Existem diversas lojas físicas e online super confiáveis que vendem produtos de segunda mão em ótimas condições e com o valor bem mais acessível! Outra dica é pegar roupinhas, meias, brinquedos e outros itens emprestados dos priminhos e amiguinhos que já cresceram - opção barata e sustentável, não?

Peça fraldas

É claro que as futuras vovós, titias, madrinhas e pessoas queridas em geral vão querer presentear o bebê com coisinhas fofas! Mas se alguém perguntar o que pode dar de presente ou do que vocês estão precisando, tenha sempre a seguinte resposta na ponta da língua - fraldas! É unânime: todos os papais e mamães concordam que este é o item mais utilizado nos primeiros meses e anos da criança, enquanto muitos brinquedos, roupinhas e utensílios acabam muitas vezes nem sendo utilizados. Ah! Se forem fazer chá de bebê, considerem a ideia de pedir apenas fraldas aos convidados.

Faça um pé-de-meia

Esta já é uma dica para a vida, mas não custa nada reforçar. A reserva financeira, que antes abrangia apenas o casal, agora valerá para três pessoas! O ideal é que a família consiga se manter por até 4 meses caso algo aconteça e não haja mais entrada no caixa! Este é o tempo estabelecido para que o casal consiga se reerguer e voltar à rotina sem grandes desesperos!

Esperamos que, com essas dicas, você e seu parceiro (a) consigam realizar o sonho do primeiro filho sem passarem aperto! Gosta deste tipo de conteúdo? Acesse nosso site, visite nosso blog e esteja sempre ligado nas dicas para uma vida financeira mais tranquila e descomplicada!