5 dicas para perder o medo na hora de investir

5 dicas para perder o medo na hora de investir

Muitas vezes, um investidor inexperiente tem interesse em buscar novos investimentos com melhor rendimento, expandir o seu portfolio e aumentar os seus ganhos. Contudo, o medo de eventuais perdas é um fator que impede essa iniciativa.

Afinal, quando o assunto é dinheiro muitos especialistas recomendam agir com cautela. Mas até onde o cuidado pode deixar de ser uma proteção para se tornar um obstáculo? Isso é o que vamos discutir neste post para que você possa sentir segurança e começar a se aventurar em novas opções.

1. Reconheça o papel das suas emoções

Nem todo mundo consegue tomar decisões racionais o tempo todo e quando o assunto é investimento, as suas emoções e preocupações podem ser aliadas importantes. O risco é muito alto para que o capital seja investido de forma descuidada.

Portanto, aproveite esse momento para refletir quais são as suas expectativas e como os resultados serão no longo prazo.

2. Busque informações complementares

O perfil de um investidor cauteloso é afetado, muitas vezes, pela falta de informações relacionadas ao investimento. Da mesma forma, o excesso de informações técnicas e termos do mercado financeiro também geram confusão.

Por isso, uma das formas de solucionar esse medo é buscar aprender sobre o assunto com a leitura de livros e sites especializados no assunto para ampliar a sua compreensão antes de realizar novas aplicações.

3. Escolha o investimento ideal para você

Frequentemente, o mercado de ações é conhecido como a fonte de melhores rendimentos, o que pode ser verdade. Por outro lado, os riscos de desvalorização dos papeis são altos e podem desanimar até investidores mais experientes.

Por esse motivo, considere alternativas que oferecem chances baixas de perda, como as aplicações em renda fixa cuja rentabilidade é prefixada ou atrelada à oscilação da inflação.

4. Esteja disposto a pedir ajuda

Admitir que não sabemos tudo e que precisamos de suporte, ás vezes, pode ser tão difícil quanto enfrentar os nossos próprios medos e incertezas. Felizmente, o mercado de investimentos é permeado por profissionais competentes que podem fornecer orientações sobre o assunto.

Portanto, esteja aberto para encontrar consultores e empresas que atuam com a qualificação de novos investidores para aumentar a sua confiança e superar as preocupações.

5. Dê os primeiros passos

É preciso engatinhar antes de andar. Essa regra vale também para que deseja se tornar um investidor competente. Construir esse conhecimento é um processo gradual que não pode ser apressado.

Por isso, para que a sua jornada seja mais rentável comece aos poucos e os investimentos conservadores como o Tesouro Direto são um excelente lugar para iniciar a sua estratégia.

É importante destacar que a vida, e não só o mercado financeiro, é repleta de oportunidades e riscos que podem resultar em uma mudança considerável na sua vida. Contudo, para colher esses frutos é preciso saber onde se deseja chegar e quais são as ações necessárias para concretizar esse objetivo. Portanto, ouse sair da sua zona de conforto, porque para deixar de um ambiente que você já conhece é preciso avançar para o desconhecido.

Se você tem interesse em conhecer mais sobre o tema para se tornar um investidor mais experiente, acesse o nosso site e confira as nossas informações.