7 mitos e verdades sobre a bolsa de valores que você precisa conhecer

7 mitos e verdades sobre a bolsa de valores que você precisa conhecer

A bolsa de valores é um mercado rodeado de mitos e verdades que precisam ser entendidos pelos investidores. Isso porque, seja por desconhecimento, negligência ou má-fé, muitas pessoas podem criar confusão em relação aos investimentos dentro dessa modalidade. Por isso, torna-se importante desmistificar alguns pontos e apontar o que é real.

Assim, evita-se perder dinheiro ou até mesmo deixar de aplicar. Nesse artigo iremos abordar exatamente isso: os 7 mitos e verdades sobre a bolsa de valores que você precisa conhecer. E, após ler o que trazemos, você terá mais autonomia e certeza de aplicar de forma correta e contundente. Acompanhe!

1. É voltado para quem tem muito dinheiro?

Mito! É uma ideia muito popular a de que você precisa de muito dinheiro para investir. Pelo contrário: a bolsa de valores é democrática e permite a compra de ações mais baratas que uma saída para a balada no final de semana, por exemplo. Não à toa, vários investidores fizeram centenas de milhares ou milhões de patrimônio começando com investimentos de apenas dois dígitos.

2. Há riscos na bolsa de valores?

Verdade! Por se tratar de renda variável, a bolsa de valores apresenta vários riscos. Isso não significa que é um jogo onde você estará sempre exposto. Pelo contrário: há ações e fundos que rendem acima da renda fixa (como títulos do Tesouro ou CDB), com pouquíssimo risco. Contudo, ao entrar nesse mercado, sempre haverá a possibilidade de perdas.

3. O prazo depende do investidor?

Verdade… e Mito! Algo que é uma mescla os dois lados é em relação aos prazos. É verdade que um investidor pode ter bons rendimentos em curto, médio ou longo período, com estratégias como o Day Trade (vender e comprar ações no mesmo dia, sucessivamente). Por outro lado, é mito apostar que a bolsa de valores tem a mesma eficiência para todos os prazos, sendo mais rentável deixar por períodos maiores.

4. Bolsa em queda, é hora de vender?

Mito! E mais do que isso, um erro que é amplamente reproduzido. Há estrategistas do mercado financeiro que construíram sua fortuna quando a bolsa estava em queda. Entender o comportamento das ações, dos setores e das próprias companhias que emitem títulos é mais eficiente que o resultado consolidado – seja queda ou alta – da bolsa de valores.

5. É fácil ficar rico? E sem esforço?

Mito! O mercado financeiro é complexo, com dados, índices, flutuações, compras e vendas. Em outras palavras: é impossível ficar rico em pouco tempo e, menos ainda, sem esforço. ‘Competir’ na bolsa é ter paciência, estratégia e, acima de tudo, conhecimento – sejam termos básicos como o home broker até questões mais complexas como o pull back.

6. Diversificar é o caminho?

Verdade! Além do mais, é o recomendado: quanto mais diversificada for sua carteira de ações na bolsa de valores, menores os riscos. Inclusive, adotando uma estratégia assertiva, consegue-se melhores resultados. Ao deixar seu dinheiro aportado em apenas uma companhia, os papéis podem desabar e fazer com que você perca quase ou todo seu patrimônio.

7. A maioria das pessoas perde na bolsa?

Mito! Esse equívoco é difundido porque há vários investidores despreparados que perdem dinheiro na bolsa de valores. Contudo, a maioria tem uma rentabilidade considerável e, quando há estudo, estratégia e entendimento do mercado financeiro, diminui-se ao máximo os riscos (lembre-se da diversificação da carteira).

Quer outras dicas como essas? Acompanhe nosso blog para ter acesso a conteúdos exclusivos!

Procurando um controle de investimentos? Clique aqui e conheça agora!