Parcelar ou investir? Tudo é uma questão de escolha.

Parcelar ou investir? Tudo é uma questão de escolha.

Esta semana o COPOM volta a se reunir para definir a taxa básica de juros da economia. Como já escreveu o blog Finanças Inteligentes o mercado espera um novo aumento da SELIC. A discussão girara em torno da porcentagem deste aumento.

A intenção do BC ao aumentar a taxa básica é o controle da economia. A inflação já assusta, e como nós brasileiros não somos educados financeiramente, não sabemos comprar com racionalidade e compramos tudo parcelado, tudo no rotativo do cartão de crédito, tudo em diversas parcelas, não tem outro jeito, pelo menos não no curto prazo, só restando ao governo à medida drástica de elevar a SELIC e como consequência minimizar o crescimento econômico, desestimulando o consumo.

O Guilherme do blog Valores Reais destacou uma importante matéria do Jornal Nacional da rede Globo, que de forma discreta apresentou a grande massa o Tesouro Direto. Investimento que nós já temos falado e incentivado através dos blogs faz muito tempo. A importância do JN divulgar, mesmo que discretamente, tal investimento é muito benéfica, pois a rede Globo é a maior emissora do Brasil e o JN o programa mais visto de toda sua grade, assim, é uma notícia que pode alcançar a muitos e despertar o interesse em buscar por mais informações.

Clique aqui para ver a matéria do JN no site da rede Globo.

Eu sempre bato na mesma tecla. A única forma de se conter a inflação sem mitigar o crescimento econômico é educando a população. Somente um cidadão culturalmente e financeiramente educado é capaz de gastar com sabedoria.

Muitos reclamam da política monetária do COPOM, mas infelizmente, neste momento, não há o que fazer. A dose do remédio é forte, mas necessária. Entre forte crescimento econômico e inflação também forte e inflação controlada, porém com baixo crescimento econômico e consequente diminuição no número de empregos gerados, não tenho dúvida, a segunda opção, mesmo que ruim, é a melhor opção.

Para concluir, lembro a você que com o aumento da taxa básica, investimentos que usam como benchmark o CDI, irão remunerar melhor os investidores. Então há duas escolhas: pagar mais juros e ter um produto hoje, ou emprestar mensalmente o valor da parcela a um banco (CDB) ou ao governo (Tesouro Direito) e comprar no futuro o produto à vista e ainda aprendendo a ser controlado financeiramente e usando a politica monetária do governo para ganhar dinheiro.

Lembro. A única coisa que temos que fazer na vida é escolhas. Faça as suas!