Planejando os gastos mensais.

Planejando os gastos mensais.

O primeiro passo para o equilíbrio financeiro é o controle correto das receitas ao longo dos 30 dias do mês.  Hoje vamos conversar em como administrar corretamente o dinheiro de forma há fechar o mês no azul.

Ao receber o salário do mês já separe o valor necessário a quitar as dívidas fixas. Pague as contas de água, luz, telefone, Internet, mensalidades escolares e os financiamentos de casa e carro. A soma de todas estas dívidas não deve ser maior que 50% da renda mensal líquida. Caso os gastos estejam extrapolando os 50% é preciso revê-los, com certeza se está gastando além da conta.

O restante do dinheiro divida-o por cinco. Os gastos semanais não devem ultrapassar uma das cinco partes. No mês temos 4 semanas, apenas uma parte deve ser consumida por semana. O valor deve ser suficiente para as compras de supermercado, pagar seu transporte – seja público ou o combustível do carro, e o lazer.

Ainda temos uma das cinco partes. Divida este valor por dois. Uma das duas partes você deve guardar mensalmente para saldar as dividas pesadas de início de ano: IPVA, IPTU, conselho regional…. Se o valor acumulado não for suficiente para quitar tais dívidas à vista, também é preciso rever o valor dos bens que se possui. Provavelmente você está vivendo uma vida além do que é capaz de prover.

A outra parte, a última, deve ser economizada para suprir eventuais necessidades que possam surgir. É o conserto de um equipamento doméstico ou um remédio que não estava nos planos. Algo que não podia ter sido previsto.

O ideal é se controlar todas estas despesas numa planilha ou software. Eu utilizo uma planilha em Excel desde 2005. O software gratuito Organizze foi recomendado pelo leitor Charles e ratificado pelo amigo Henrique Carvalho. Eu ainda não usei o programa, minha simples planilha tem me sido suficiente, mas, se você ainda não faz um controle, o uso do software online pode trazer mais vantagens.

Uma pergunta que pode ter surgido é: Você usa este método? A resposta é não. Já usei, hoje não uso mais. Veja que ao longo do texto não falei em investimento, isto porque estou pensando que antes de investir é preciso controlar adequadamente as receitas e despesas. Não adianta eu falar em investir quando nem mesmo se conseguiu equilibrar o fluxo de caixa pessoal. Acredito que para um primeiro momento, gastar menos do que se recebe já está bom demais, menos que 40% dos brasileiros conseguem isto. Quando tal processo se tornar habitual, podemos pensar na segunda etapa, etapa que consiste em investir sistematicamente um valor mensal visando à independência financeira futura.

Não existe regra formal para se equilibrar as finanças, apenas apresentei uma maneira que acredito ser fácil. Você deve adaptá-la, melhorá-la ou mesmo criar sua própria forma de controlar o dinheiro. O legal de tudo é que com o passar dos meses e anos a gente aprimora, lapida a técnica e vai criando estratégias que se adequam ao nosso jeito de ser. Agora só não deixe de ter uma, pois o hábito facilita a tomada de decisão, o que nos permite ser mais racionais com o dinheiro.

Bom final de semana.