Por que investir dinheiro?

Por que investir dinheiro?

A economia brasileira não vai bem. De quem é a culpa? Obviamente ela deve ser imputada a quem toma as decisões econômicas do país: presidente Dilma e ministro da fazenda Mantega.

Não posso deixar de atribuir uma parcela da culpa a nós cidadãos brasileiros que escolhemos através do voto nossos governantes.

Minha proposta neste artigo é apontar o porquê é fundamental poupar e investir parte da renda. Os fatores são técnicos e psicológicos. Pelo lado técnico eu aponto que o INSS não consegue ano após fechar a conta. A arrecadação tem sido constantemente menor que os pagamentos realizados. O déficit de 2013 foi de quase 50 bilhões de reais.

O fator previdenciário e o aumento da idade e do tempo de contribuição para a aposentadoria foram medidas tomadas nos últimos anos para tentar estancar o buraco. Mas estas são metidas paliativas que apenas amenizam, mas não solucionam o problema. Costumo dizer aos meus alunos para eles se prepararem desde já para o pós-trabalho, porque o valor do benefício será cada vez mais próximo do salário mínimo e este valor todos nós sabemos é completamente insuficiente para sustentar os gastos básicos com saúde e alimentação de uma pessoa idosa.

investir

Já quanto ao lado psicológico é empiricamente provado que todo cidadão honesto e endividado fica psicologicamente abalado quando não consegue saldar suas dívidas, e isto provoca efeitos negativos afetando o sono, o trabalho e os relacionamentos pessoais do endividado.

A importância de se investir dinheiro se encontra, portanto, fundamentalmente nestes dois fatores. Ao investir dinheiro, primeiramente para formar uma reserva de emergência, que tem como objetivo suprir uma necessidade emergencial de dinheiro, e depois visando à formação de um montante que trabalhe para você lhe fornecendo uma renda permanente advinda do empréstimo deste dinheiro e consequente recebimento de juro.

A ideia é simples e bem aceita por todos, sendo o difícil sua prática efetiva.

Dúvidas diversas de onde investir também são apontadas pelos investidores menos experimentados.

Porém digo sempre que o onde investir é o menos importante. O mais importante é a criação do hábito de poupar e investir todos os meses uma parte de sua renda.

O onde investir é uma consequência natural que vai sendo lapidada com o tempo. A se criar o hábito de poupar e investir um segundo passo natural acontece: a busca do conhecimento dos muitos produtos financeiros disponíveis no mercado.

A experiência e segurança vêm com o tempo.

Terminando respondendo a pergunta que dá título a esse texto eu digo: para não viver uma velhice de privações e lamentações por falta de dinheiro, e para poder colocar a cabeça todas as noites no travesseiro e dormir tranquilamente livre de dívidas.

Boa semana!