Potencializando as chances de sucesso.

Potencializando as chances de sucesso.

Nada do que você faça lhe garantirá sucesso hoje ou no futuro.

O que realizamos potencializam as chances de algo acontecer no mesmo sentido e intensidade do que foi realizado.

Um curso superior não é garantia de um bom emprego, mas estudando você potencializa as chances de conseguir um bom emprego. Se você vai além, dominando um segundo ou mesmo terceiro idioma, as chances são ainda mais ampliadas. Aprender a falar em público e se expressar de forma clara através da escrita aumentam ainda mais suas chances. Usar as mídias sociais – blogs e redes sociais – para ser relevante e contribuir para o enriquecimento dos debates, da mesma forma. Ser alguém socialmente agradável, um bom ouvinte e se vestir de forma coerente ao ambiente que se está presente lhe ajuda ainda mais. Realizar cursos de pequena duração e conhecer pessoas, assistir palestras e mesmo se oferecer para ser o palestrante de um tema que você domina, assim como trabalhos voluntários numa ONG de sua cidade elevarão ainda mais as possibilidades de você estar bem empregado num futuro próximo.

O legal da vida é que a regra é a mesma para todos e existem os dois lados da moeda.

Se você não estudar, não ler nenhum livro durante um ano todo, só se ater em blogs de humor, postar coisas irrelevantes em suas redes sociais, ficar na frente da TV assistindo todas as novelas e ainda quando for para a aula – seja ela qual for – ficar apenas fazendo o mínimo possível para não reprovar, com toda a certeza você estará potencializando suas chances de ficar desempregado ou empregado num emprego medíocre e com salário de igual importância.

Na vida social da mesma forma.

Você frequentando altas baladas com frequência, bebendo todas com maior frequência ainda, dirigindo em alta velocidade, às vezes querendo se mostrar para os amigos, quando não levemente alcoolizado; potencializa as chances de sofrer ou provocar um acidente.

O mundo não é justo, mas a vida é fácil.

Ele não é justo porque muitas vezes aquele que não fez muito para alcançar o sucesso o alcança, mas a vida é fácil porque sempre, ou quase sempre, raramente não é assim, quem potencializa as chances de sucesso o alcança.

A energia despendida necessária para a busca de um objetivo é diferente para pessoas diferentes. Alguns precisam gastar horas e horas, durante anos, para alçar um determinado patamar que outros chegam com bem menos esforços.

Não se pode ignorar a existência da aptidão natural, mas aptidão não lapidada se transforma em nada, e esforço e dedicação mesmo sem um talento natural se transformam em sucesso.

Você é sua marca

Cada pessoa é uma marca e a constrói a cada dia. Pessoas são lembradas por certas características. É importante se criar uma marca verdadeira, que condiz com seus valores. Mas também é importante que a marca esteja alinhada as necessidades de um mercado tão exigente. Empresas contratam profissionais que além de serem eficientes tecnicamente tenham uma imagem que reflita os valores organizacionais. Não é raro pessoas em cargos gerenciais serem demitidas por terem mostrado publicamente valores pessoais que vão de encontro aos valores que a empresa que elas trabalham prega.

Alguns artistas e jogadores de futebol fumam, mas nós não o vemos fumando em público por tal prática destoar da imagem desejada. Quando são flagrados viram notícia. Não se iluda, não pense que você não está sendo observado em todos os sentidos. Você é profissional 24 horas por dia e em todos os lugares que estiver. Você sempre estará sendo julgado por tudo que falar, fizer ou vestir.

O que o publico quer?

Descobrir a imagem, a ideia desejada por eles e se criar uma identidade, uma marca pessoal que reflita isto é potencializar as chances de sucesso. Crie uma marca que reflita uma cultura.

Veja o BBB, é mais do mesmo e já está na décima segunda edição. São os mesmos modelos em pessoas diferentes. Por que a Globo não muda? Não muda, pois é isto que o publico quer ver. Este é o modelo desejado, tanto é que vem fazendo sucesso há mais de uma década. Quando o modelo desejado mudar, o reality show também muda. Ele apenas reproduz o desejo das pessoas.

Se você acredita que os modelos atuais são inúteis e que em nada agregam na vida do cidadão, você deve lutar para criar um novo modelo que mude a mente de massa. Cito como exemplo o padrão financeiro das pessoas. O modelo é voltado para o consumo imediato e financiamento de tudo. Eu acredito que este modelo é errado e por isto escrevo e leciono novos modelos de educação e planejamento financeiro.

A música do momento é “ai se eu te pego…” do Michel Teló. Muitos estão criticando e perguntando como pode uma música tão fraca fazer sucesso. A verdade é que o músico apenas foi sagaz ao interpretar o desejado pelo publico consumidor e criar um ritmo que satisfaça sua necessidade de consumo. Isto é tão verdade que músicas com letras de duplo sentido fazem sucesso há anos no Brasil. Lembro do grupo é o Tchan e suas letras nada infantis, voltando ainda mais no tempo me recordo da “chinelada na barata dela” do grupo Só Pra Contrariar, sucesso estrondoso na década de 90, pelo menos em São Paulo.

Pensando profissionalmente devemos deixar de lado nossos desejos e gostos pessoais e sermos mais pragmáticos, vendo o mercado consumidor sem preconceito e criando os produtos e serviços desejados por ele. Não é porque você acha ruim, e mesmo que seja realmente ruim, que não é bom em termos financeiros. Se baseie em pesquisas de mercado e não em gostos individuais, analise o todo e não o particular.

Este texto ficou confuso, acabei tratando dois temas num mesmo post. Sim eu percebi isto e poderia ter publicado em duas postagens distintas, mas preferi mantê-los assim, talvez não tão conexos, mas de certa forma coligados.

Concluindo

Você deve potencializar suas chances de sucesso fazendo a coisa certa, e deve criar uma marca ou mesmo um produto que venha a satisfazer a uma demanda existente.

Boa semana.