Promoções, ofertas e liquidações!

Promoções, ofertas e liquidações!

Promoções, ofertas e liquidações, ai que tentação.

Compramos porque está barato quando na verdade deveríamos comprar por estarmos precisando e quando estivesse barato.

No blog Hoje eu Não Comprei a Thais apresenta num widget a direita sua Needlist. Vejam que interessante, é uma lista de necessidades e não de desejos como é bem comum de encontrarmos. Com uma lista do necessário fica mais fácil controlar os desejos impulsivos, podemos olhar as vitrines e dizer: não está na lista, não vou comprar.

O mês de janeiro é um mês excelente para se fazer compras. É o mês da queima de estoque e troca de mostruário das lojas, assim tudo fica mais em conta. Por que não se programar para realizar compras em janeiro então? Eu faço isso. Janeiro é o mês que vou às compras, compro sapato, tênis, calças, camisas e camisetas. Meias e cuecas? Compro também :-o  . Em geral realizo apenas uma grande compra no ano, que é em janeiro. A via de regra volto a comprar em agosto, onde uma grande loja de roupas sociais masculinas me dá desconto de 20% por ser o mês do meu aniversário.

E durante o ano você não compra nada?

Compro, para presentear os outros. Também me permito compras impulsivas, na verdade gosto bastante delas. Tenho uma pequena quantia mensal reservada para compras por impulso. Às vezes fico dois, três meses sem gastar, e o dinheiro acumula; aí gasto com alguma bobagem qualquer. Digo bobagem porque é algo que eu não preciso, sei que não preciso porque o desejo só surgiu quando vi o produto, sendo assim, ele era desnecessário. Mas fala sério, tem compra mais gostosa do que a por puro impulso!? Nãooooooo, eu sei. Mas até as compras por impulso podem ser planejadas quando se tem um dinheirinho para compras com esta finalidade. Confesse vai, ideia genial essa a minha :-D.

Ninguém precisa ser sovina e muquirana, o que precisamos é sermos sempre racionais quando o assunto é dinheiro. Algumas pessoas falam que viver planejando cada centavo a gastar é chato demais, concordo, é chato, mas é necessário. É mais chato perder o sono porque se gastou mais do que tinha e não se tem dinheiro para pagar. Pior ainda é ver seu nome na lista dos maus pagadores e chegar numa loja e ter seu crédito restringido.

As pessoas estão comprando este mês porque tudo está em promoção, liquidação ou em oferta. O que lhe digo é que adquirir um produto simplesmente porque ele está em promoção não é algo muito inteligente. Você estará gastando por algo desnecessário, pagando mais barato, mas por algo que não precisa. É comum as pessoas comprarem e depois não usarem e quando você pergunta por que ela comprou então, a resposta é: porque estava em promoção. As lojas são fantásticas, usam a mesma fórmula ano após ano, e isto há décadas e sempre alcançam o sucesso esperado, sempre fisgam os consumidores incautos e ávidos por consumir.

A regra é: compre por necessidade e quando estiver em promoção, liquidação ou em oferta.