Stakeholders! O que é isso?

Stakeholders! O que é isso?

O mundo corporativo adora criar jargões. Stakeholders é mais um desses jargões difíceis de pronunciar, mas com significado simples.

Numa tradução livre, Stakeholders pode ser traduzido como Interessados.

“Grupos ou indivíduos que afetam a organização e que por sua vez, são afetados por ela”.

Numa reunião de Planejamento Estratégico é comum alguém dizer algo como: Temos que levar em consideração todos os Stakeholders envolvidos. Soa até bonito, dá a impressão que a pessoa entende do assunto, que é intelectual, estudiosa e sabe do que está falando.

Mas com o mundo globalizado de hoje, todos, literalmente, não acabam sendo Stakeholders?

Organizações são interdependentes, e de forma mais ou menos direta estão interligadas. Montadoras de automóveis não produzem tudo o que compõe um carro, terceirizam diversas partes dele. As empresas que vendem para as montadoras por sua vez não fabricam todas as partes do produto, compram de outras empresas diversas peças também, parafusos por exemplo.

A visão de Stakeholders pode ser reduzida. Ao se pensar num projeto, estariam envolvidos o gerente, a equipe, o cliente e possíveis patrocinadores. Como a mesma visão pode ser ampliada levando-se em consideração os demais setores da empresa, a comunidade, o governo, investidores, fornecedores, etc.

Muitos projetos acabam não levando em conta todos os Stakeholders. Se um governante realiza uma obra em determinado local sem ouvir os principais interessados, a população que mora na vizinhança, poderá deixar passar pontos cruciais, gastar com coisas pouco importantes e deixar de realizar obras que trariam mais benefícios à população.

O oposto também pode ocorrer, ao se querer ampliar demais os Stakeholders e não concluir o projeto nunca.

Se pensarmos na Responsabilidade Social, tema na moda e realmente importante, ainda devemos classificar como Stakeholders as gerações futuras. Como dado projeto iria afetá-las?

O sucesso de um empreendimento é alcançado ao suprir expectativas, necessidade e desejos, sendo assim, administradores devem considerar em toda discussão de um novo projeto, se todos os interessados, dentro do possível, terão seus anseios atendidos.