TCC, monografias e dissertações

TCC, monografias e dissertações

Eu adoro estudar, aprender novas coisas, “ficar mais esperto”. Quando se cursa uma graduação ou pós-graduação, quase sempre há a necessidade de um trabalho final para a conclusão do curso. Não adianta ser aprovado em todas as disciplinas; para se receber o título, se faz necessária a entrega, quando não apresentação e argüição oral, do trabalho final.

Quanto mais importante o título, em geral, maior a exigência do trabalho. Planejamento é fundamental para entregá-lo dentro do prazo. Na grande maioria dos cursos de pós graduação lato-sensu (Especialização e MBA) a entrega deve acontecer até 6 meses após a última aula do curso, e quem não cumprir o prazo é reprovado. Já vi alguns alunos irem deixando para a última hora e não conseguirem finalizar o trabalho no prazo limite, perdendo assim todo o esforço para obtenção do título almejado.

Todo trabalho exige esforço e planejamento adequado. Penso que o ideal é começar o trabalho ainda durante as aulas, planeje para terminar o trabalho juntamente com o final das aulas. Depois que as aulas acabam é normal relaxarmos e tudo fica mais difícil de ser concluído.

Leitura

Um bom trabalho começa a ser construído a partir de boas leituras. Comece lento o máximo de bons livros e artigos sobre o assunto do seu trabalho. Anote cada referência ao pegar o material, você precisará delas para o final do trabalho.

Idéias

É natural no começo pensar em escrever tudo sobre o tema escolhido, mas limitar o tema é uma necessidade. É preferível falar sobre poucos assuntos com consistência do que querer abordar diversos assuntos de maneira superficial. Pense nisso.

Um pouco a cada dia

Escrever é treino. Ler também é treino. Todo músculo quando não é utilizado e passa a ser utilizado dói. Se você não está acostumado a ler e escrever é ilusão achar que de uma hora para outra irá começar a ler durante horas e escrever com facilidade. Comece aos poucos e vá aumentando o tempo de duração de forma gradativa.

Lugar e horário

Estabeleça seu lugar e horário de estudos. Crie um hábito. No começo é difícil, mas depois a coisa engrena e se torna natural.

Planeje

Quantas páginas terá seu trabalho? Quantas páginas, em média, você irá produzir por semana? É uma questão matemática: se você consegue produzir xis páginas por semana e seu trabalho deverá ter “n” páginas fica fácil saber o tempo necessário para acabá-lo.

Não estou dizendo que é fácil, muito pelo contrário, é difícil, exige-se persistência, dedicação, paciência. Mas é possível. Você consegue. Vamos começar?