Tesouro Direto, Tesouro Selic, Tesouro IPCA: Entenda a diferença entre elas

Tesouro Direto, Tesouro Selic, Tesouro IPCA: Entenda a diferença entre elas

Muitos investidores optam por investir em Títulos Públicos oferecidos pelo Tesouro Nacional por considerarem estas aplicações as mais seguras do mercado. Se você está pensando em investir em títulos da dívida pública, é muito importante entender as diferenças entre o Tesouro Direto, o Tesouro Selic e o Tesouro IPCA.

Para entender melhor sobre esses tipos de aplicações e quais as suas vantagens, vamos falar sobre cada um deles, quais suas vantagens, desvantagens e suas diferenças.

Entendendo o Tesouro Direto

A primeira coisa que precisamos entender é que não se “investe NO Tesouro Direto”, mas sim POR MEIO dele, porque o Tesouro Direto é um programa do Governo Federal que oferece ao investidor os títulos do Tesouro Nacional – em poucas palavras, é uma forma de você emprestar dinheiro ao governo ao comprar ativos da dívida pública.

O Tesouro Direto oferece três tipos de títulos:

1. Títulos prefixados: Tesouro Prefixado e Tesouro Prefixado com Juros Semestrais

2. Títulos pós-fixados: Tesouro Selic

3. Títulos híbridos: Tesouro IPCA e Tesouro IPCA com Juros Semestrais

Cada um desses títulos tem a sua rentabilidade calculada de uma forma, conforme já explicitado em suas nomeações. Os títulos prefixados rendem de acordo com uma porcentagem já preestabelecida, enquanto os pós-fixados apresentam rentabilidades diferentes, a depender do seu indexador (taxa SELIC ou IPCA). O título híbrido, é claro, mescla os dois tipos de rentabilidade.

Em resumo, o Tesouro Direto é uma plataforma do governo que te permite adquirir títulos do Tesouro Público e que se tornam rentáveis pela aplicação das taxas de juros aplicadas ao investimento.

O que é e como funciona o Tesouro SELIC

O termo “SELIC” se refere a uma taxa básica de juros da economia brasileira que serve para controlar a inflação, o que significa dizer que um investimento atrelado à SELIC jamais terá um rendimento abaixo da taxa básica de juros e não se desvalorizará em relação à inflação.

O Tesouro Selic, por sua vez, tem a sua rentabilidade atrelada à taxa Selic, e é considerado um investimento mais conservador, indicado para quem está começando e não quer tomar grandes riscos ou que tem objetivos de curto prazo.

Também é importante destacar que os títulos atrelados à Selic são menos suscetíveis a perca do seu valor de venda no mercado secundário, caso você precise negociar seus ativos antes da data de vencimento, se tornando um investimento mais indicado para se formar reservas de emergência.

O que é e como funciona o Tesouro IPCA

O Tesouro IPCA é um título pós-fixado e a sua rentabilidade está atrelada ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (o IPCA). Este índice é formado pela análise da variação de preços de diversos produtos e serviços oferecidos no mercado.

Investir no Tesouro IPCA é mais vantajoso se você está pensando em investimentos a longo prazo, com o resgate do título na data de vencimento, pois podem ocorrer situações que alterem a expectativa de rendimento durante este prazo. Isso quer dizer que, caso você precise vender o título antes da data fixada, o seu valor no mercado secundário pode estar aquém daquele fixado para a data final.

Agora você já sabe diferenciar o Tesouro Direto dos Tesouro SELIC e Tesouro IPCA! Esperamos que este artigo tenha sido útil para entender como funciona o investimento no Tesouro Nacional. Aproveite que está conosco e conheça o nosso blog e tenha acesso a diversos conteúdos sobre gestão financeira e investimentos!

Procurando um Gerenciador de Investimentos? Clique aqui e conheça agora!