Entenda porque seu MEI precisa de uma boa gestão financeira

Entenda porque seu MEI precisa de uma boa gestão financeira

Sabemos que o principal objetivo de qualquer empresa no mercado é gerar competitividade. Contudo, é necessário entender que esse processo não está relacionado somente à quantidade de vendas que são feitas ao mês e à quantidade de público que a empresa consegue atingir.

Para que um negócio tenha sua notoriedade no mercado, é preciso, antes de tudo, estruturar os processos internos, especialmente o financeiro. Controlar as entradas e saídas financeiras é de suma importância para tornar a empresa sólida e sustentável. Nesse quesito, podemos observar a eficiência da gestão financeira para MEI.

Quer saber como? Então, confira o nosso post até o final e saiba tudo sobre o assunto.

Gestão financeira: o que é e qual a sua importância?

Antes de tudo, podemos definir que a gestão financeira nada mais é do que uma área responsável por todos os meios necessários para que toda a operação exista como um todo e de forma eficiente.

Em outras palavras, a gestão financeira tem o papel importante de cuidar de todas as entradas e saídas de um negócio, seja no controle de custos, administração e, ainda, na identificação de gastos desnecessários.

É um conjunto de processos administrativos e ações que visam a análise, o planejamento e o controle de atividades financeiras de um determinado negócio. Sendo assim, podemos dizer que quando uma empresa está em busca de uma gestão eficiente, ela está procurando assegurar:

• Fornecimento: ter uma cadeia de suprimentos;

• Capital: planejamento mais eficiente e equilibrado quanto aos ganhos e gastos;

• Recursos: dar continuidade ao negócio de forma sustentável e econômica;

Por que a gestão financeira é importante para o MEI?

Antes de tudo, para que possamos entender a real importância da gestão financeira para MEI, precisamos entender os principais benefícios de sua implementação nessa modalidade de negócio. Confira abaixo quais são eles:

1. Reduz custos internos

Quando passamos a entender o que de fato entra e o que sai da nossa empresa, fica mais fácil conduzir o seu financeiro para processos que efetivamente dão resultados. Com isso, você passará a investir cada vez menos em situações que só consomem o seu caixa e não oferecem soluções em curto, médio e a longo prazo.

Além disso, também podemos citar a diminuição de maquinário e até mesmo de capital humano, já que a gestão financeira pode ser feita através de softwares altamente tecnológicos e inteligentes.

É um jeito mais prático e otimizado de valorizar os seus rendimentos financeiros sem a necessidade de contratar novos colaboradores e até mesmo comprar mais equipamentos para esta função.

2. Reduz dívidas com instituições financeiras

Um outro excelente benefício da gestão financeira diz respeito às contas bancárias que o MEI costuma ter. Ao invés de criar planilhas eletrônicas para acompanhamento de dívidas e outros processos bancários, um software de gestão financeira consegue gerenciar todos esses dados de forma automática.

Com isso, o empreendedor saberá a todo instante o quanto ele possui de dinheiro disponível, bem como suas dívidas atuais e futuras, entre outros processos financeiros relacionados.

3. Gera competitividade no mercado

Não menos importante do reduzir custos internos com a implementação da gestão financeira, é ter a oportunidade de conseguir escalar ainda mais o seu negócio.

Isso porque essa gestão ajuda o MEI a descobrir novas tendências financeiras de mercado e o orienta a aplicá-las em seu negócio, fazendo com que os processos sejam atuais, modernos e tecnológicos. Já é comprovado que as empresas mais conceituadas no mercado conseguem garantir a sua autoridade de marca unicamente pela utilização e pesquisa de novas tendências de mercado.

Conclusão

Conforme vimos, a gestão financeira é de suma importância para os empreendedores de microempresas, sobretudo por ser um negócio relativamente pequeno e sem muitos departamentos internos. As chances de poder sustentabilizar o fluxo de caixa e organizar todas as entradas e saídas financeiras do negócio são excelentes.

Agora que você já sabe a importância da gestão financeira para MEI, que tal conhecer o nosso produto? Acesse agora mesmo o nosso site e saiba mais sobre o nosso software de gestão financeira.

Procurando um Gerenciador Financeiro EmpresarialClique aqui e conheça agora!