Dicas de como organizar as contas a pagar e receber da sua empresa

Dicas de como organizar as contas a pagar e receber da sua empresa

Muitos empreendedores e gestores iniciam seus negócios com incertezas, tocando os empreendimentos com intuição no dia a dia. Nesse sentido, não é incomum encontrar pessoas que misturam finanças pessoais com finanças corporativas ou mesmo compartilham contas bancárias.

Considerando os procedimentos com riscos, definitivamente não é uma boa ideia confundir as obrigações financeiras da vida privada com os compromissos da gestão empresarial.

Isso torna impossível controlar as despesas da sua empresa e torna difícil entender o saldo real na conta bancária. Ou seja, o que está realmente na caixa registradora da organização. Nesse caso, entender a organização do contas a pagar e do contas a receber da empresa é fundamental para o desenvolvimento sustentável da organização.

Pensando nisso, separamos 5 dicas para que você entenda como organizar essas contas de maneira adequada. Ficou interessado? Então confira agora mesmo. Boa leitura!

Relacione suas despesas

Você conhece todas as despesas mensais? Salários, abastecimento de água, luz, seguro, aluguel de telefone, impostos e muitas outras contas a pagar? Sem montar pelo menos uma planilha com tudo isso, as contas a pagar e a receber da empresa não podem ser organizadas.

Se você preferir usá-lo (mais apropriado), um software de gerenciamento financeiro pode ajudar você com o projeto estrutural de forma fácil e rápida.

Faça uma lista dos recebimentos

Se você vender faturado, deve inserir a data exata. Faça uma lista se tem renda regular, como academias, escolas ou empresas de SaaS que vendem software como serviço.

Porém, se você tem uma loja de varejo (por exemplo) ou restaurante, também pode fazer uma previsão de admissão com base na temporada e no dia da semana. Portanto, use essas entradas para completar seus documentos para que possa associá-los às contas a pagar listadas acima.

Organize um Fluxo de caixa

Agora que você estabeleceu essa estrutura, torna-se fácil entender como organizar as contas a pagar e as contas a receber da empresa. Ao comparar o valor recebido dia após dia, você obtém o fluxo de caixa combinado.

Ou seja: você sabe quantos recursos (ou faltam) você terá para cumprir suas promessas durante um período de tempo. O fluxo de caixa nada mais é do que as transações financeiras de uma empresa,

Um entendimento completo das condições de pagamento e cobrança é fundamental para prever o fluxo de caixa, então saiba quanto capital de giro é necessário para sustentar um mês de baixa renda sem afetar a lucratividade.

Nunca atrase pagamentos

Se você tiver dinheiro, pague em dia, evite multas e evite má reputação na praça. Na verdade, se você configurar seu fluxo de caixa corretamente e tiver uma boa administração de caixa, saberá com antecedência se tem dinheiro para pagar suas contas. logo consegue evitar quebra de contrato e inadimplência.

Efetue cobranças

Uma maneira de organizar as contas a receber de uma empresa é permitir que os profissionais façam seu trabalho. Ele precisa estar totalmente preparado e equipado com os melhores argumentos para boas negociações e, ao mesmo tempo, ser capaz de reter clientes sem causar desgaste.

Procurando um Gerenciador Financeiro EmpresarialClique aqui e conheça agora!