Entenda porque é importante ter um sistema de controle de recebimentos do seu negócio

Entenda porque é importante ter um sistema de controle de recebimentos do seu negócio

A análise e acompanhamento do fluxo de caixa de uma empresa é um dos principais aspectos que podem garantir o sucesso de um empreendimento. Um dos maiores riscos que um empresário(a) pode correr em sua atividade é a inadimplência de seus clientes, por isso é extremamente importante que sua empresa conte com um sistema de controle de recebimentos.

Neste sentido, é importante que sua empresa esteja atenta à receita gerada regularmente e tenha um controle de todos os recebimentos ocorridos e previstos, pois um fluxo de caixa saudável é essencial para a manutenção do seu negócio e pode garantir a saúde do seu empreendimento.

Por isso, a maioria das empresas se utiliza de um sistema automatizado de gerenciamento de recebimentos para controlar este fluxo de entrada, buscando a integralização das informações e dos recebimentos em si, uma vez que um sistema automatizado possibilita maior assertividade de dados e a redução de erros.

Por que é tão importante ter um sistema para controlar os recebimentos do seu negócio?

Primeiro, vamos nos repetir: um dos maiores riscos empresariais é a inadimplência dos consumidores. Ter a certeza de que sua empresa receberá o que lhe é devido na data correta te permite garantir que o fluxo de caixa continue saudável e também permite se planejar de acordo com este fluxo e com as suas perspectivas.

Em segundo lugar, precisamos considerar os diferentes meios de pagamento utilizados hoje. Os consumidores realizam pagamentos à vista, por boletos, cheques, notas promissórias, cartões de crédito, em parcelas, entre outros.

São várias as formas de recebimento e ter um acompanhamento de todas elas de forma integrada é muito importante para te dar clareza sobre a real situação financeira da empresa, sobretudo para fins de planejamento financeiro, e um sistema online de organização pode fazer essa integração e organização de todos esses meios de forma automatizada e intuitiva, te dando melhor visão do seu fluxo de caixa através do tempo.

Como um sistema de controle de recebimentos pode facilitar a rotina da sua empresa

Bom, já ficou claro que o controle de recebimentos é essencial para a saúde de qualquer empreendimento. Não obstante, este controle deve ser efetivo e de fato corresponder à realidade da empresa, o que pode tornar este processo um tanto quanto burocrático e que demanda bastante tempo e energia.

Um sistema de controle de recebimentos pode facilitar em muito a sua rotina e garantir que haja uma menor margem de erro nos cálculos dos seus recebimentos. São muitas as etapas desse processo de recebimento que pode ser facilitado por um sistema efetivo de controle.

Então, como estes sistemas podem facilitar esta tarefa de controlar os recebimentos?

São muitas as etapas necessárias para se ter um controle integralizado e bem feito dos recebimentos, mas um sistema de controle online pode facilitar:

• A identificar os valores a serem recebidos;

• A identificar as fontes desses recebimentos, as datas e os dados do cliente;

• Identificar a forma de recebimento a partir da forma de venda (nota fiscal a vista, à prazo ou parcelas em cartão, por exemplo);

• Integralizar os documentos físicos que você possui e incluí-los nos cálculos;

• Arquivar documentos em ordem cronológica;

• Conferir os valores recebidos de fato com os valores registrados pelo sistema de controle;

• Dar baixa e organizar documentos para serem enviados à contabilidade.

Estas são apenas algumas das principais funcionalidades de um sistema de controle de recebimentos que pode fazer toda a diferença no controle do seu fluxo de caixa e te permitir ter uma visão integral e ampla do seu negócio, o que, por sua vez, te permite a melhor planejar os próximos passos da sua empresa.

Gostou deste conteúdo? Aproveite que está conosco e conheça o nosso blog para saber mais sobre o gerenciamento de empresas e como o nosso sistema online de gerenciamento pode te ajudar a levar o seu empreendimento para o próximo nível de produtividade.