Como calcular o custo do seu serviço?

Como calcular o custo do seu serviço?

Definir o quanto vale o seu trabalho é uma dúvida frequente, principalmente quando precisamos de um equilíbrio entre o custo de prestar o serviço em si, e o quanto precisamos ganhar para sobreviver e prosperar.

Para te ajudar a estabelecer um valor justo, tanto para você, quanto para o seu cliente, vamos te ajudar a calcular o custo do seu serviço, focando no que realmente importa, mas que exige uma atenção a mais por parte do prestador.

Calculando o valor da sua mão de obra

Ao contrário da conta que se realiza para vender um objeto, que tem valor fixo de produção, de entrega, de frete e de outras variáveis, o que se vende quando falamos de serviço, é o tempo gasto para realizá-lo e o seu conhecimento na área.

Então, é importante colocar na ponta do lápis, quanto você tem de despesas com materiais e de custos na hora de realizar o serviço propriamente dito.

Três fatores importantes para levar em consideração

- Custo dos materiais: é basicamente o quanto custou cada material, que é necessário para ser utilizado durante o seu serviço, para que o trabalho seja bem feito;

- Custo do trabalho: este tópico deve ser calculado com base no salário em função das horas que são demandadas, para que o ofício seja adequadamente concluído;

- Despesas fixas: aqui estamos nos referindo aos gastos indiretos, ou seja, que são necessários para que o serviço seja feito, como o aluguel do seu local de trabalho, a energia, os serviços hídricos, de gás etc.

Definindo a margem de contribuição

Com os cálculos acima feitos, é o momento de fazer uma estimativa de serviços mensais, que deve ser o mais precisa possível, para que não aconteçam surpresas negativas no futuro. Para esta etapa, te indicamos duas alternativas:

- Para um novo empreendimento: é possível ter uma ideia do valor ao observar os seus concorrentes, já que ainda não há um parâmetro real para o seu negócio;

- Para negócios estabelecidos: ao contrário de uma empresa nova no mercado, por se tratar de um negócio com certo tempo no mercado, é importante fazer uso dos seus próprios dados de vendas e faturamento, para que a média mensal seja definida.

Ao concluir o cálculo, é necessário estipular qual a margem de contribuição referente ao serviço, ou seja, quanto será destinado para que todos os gastos sejam cobertos.

Fique atento para não deixar o seu valor final ser muito diferente da concorrência, seja para cima, ou mesmo para baixo, mas sim competitivo no mercado escolhido por você.

Busque o equilíbrio

É importante para qualquer empresa, ser capaz de achar o chamado Ponto de Equilíbrio, ou Ponto Crítico de Vendas, que é o mínimo necessário a ser cobrado para cobrir os custos do seu empreendimento.

Uma fórmula simples para realizar esse cálculo, envolve o Ponto de Equilíbrio (PE), Despesas Fixas (DF), o preço final do serviço (P) e os Custos Variáveis (CV). Veja a seguir:

PE = DF / (P-CV)

O resultado desta conta é o quanto deve-se cobrar para ter um mínimo de margem para sobreviver, sendo muito útil em tempos de crise financeira.

Acesse o nosso site e leia mais sobre o mundo das finanças!