Qual a diferença de regime de caixa e competência?

Qual a diferença de regime de caixa e competência?

Uma Gestão Empresarial eficiente precisa se atentar à diversos pontos importantes para se manter a saúde financeira de uma empresa em bom estado. Uma questão que pode gerar muitas dúvidas é a diferença entre o Regime de Caixa e o Regime de Competência.

Esses dois métodos de controle na Gestão Empresarial permitem a análise da situação real da empresa, o equilíbrio nas contas e na organização dos seus investimentos, tornando-se instrumentos imprescindíveis para o crescimento do seu negócio.

Vamos entender a diferença de Regime de Caixa e Regime de Competência e como cada um pode impactar a tomada de decisões na sua empresa.

Regime de Caixa

O Regime de Caixa se refere às movimentações financeiras do seu negócio. É importante entender aqui que o regime de caixa agrega a entrada e a saída de ativos da empresa, mas que só são contabilizadas quando realmente ocorrem. Ou seja, a entrada de dinheiro só é contabilizada quando ela realmente “cai na conta”, e não quando a venda ou o serviço é feito.

Por exemplo, você pode vender um produto ou serviço hoje com pagamento parcelado em três vezes. O valor de cada parcela só vai entrar na contabilidade do seu regime de caixa quando aquela parcela “cair” na sua conta, ou seja, quando for realmente quitada.

O mesmo raciocínio é aplicado às despesas: se sua empresa adquiriu produtos ou serviços a serem pagos posteriormente, eles serão contabilizados na data de vencimento, e não no momento você adquiriu aqueles produtos ou serviços. Então, por exemplo, se você adquire um produto para pagar mês que vem, essa transação será contabilizada no regime de caixa daquele mês.

O Regime de Caixa está intimamente ligado ao dia a dia da empresa e permite que os gestores possam avaliar de perto a sua situação financeira e o seu fluxo de caixa. Trata-se de organizar o orçamento da sua empresa, em referência aos valores de entrada e saída. O regime de caixa é literalmente o controle do caixa da sua empresa mês a mês de acordo com as transações financeiras que de fato ocorreram neste período.

O Regime de Competência

O regime de competência funciona de forma diferente. Aqui tratamos do lançamento de entradas e despesas quanto à data em que a transação ocorreu, não importando quando ela vai ser concretizada, para fins contábeis e fiscais.

Vamos explicar: a legislação brasileira exige que as empresas realizem o registro contábil de suas transações e, para fins de recolhimento de tributos, as transações operadas por uma empresa são calculadas em “regime de competência”.

Neste sentido, o regime de competência realiza o registro das entradas e saídas da sua empresa no momento em que elas ocorrem, independente de quando serão realmente efetuadas as transações financeiras, ou seja, independente de quando os valores entrem ou saiam do seu caixa.

Por exemplo, se sua empresa compra um produto hoje para ser pago em parcelas, o registro se fornece nos dados de hoje, pois este será o momento considerado pelo fisco como a ocorrência da transação, o que é chamado no direito de “data do fato gerador ”. E por que isso é importante? Bom, em primeiro lugar, porque se refere à regularidade fiscal e a ideia é realmente obedecer ao regime de competência. Vamos supor que a alíquota de imposto sobre determinado produto seja X no dia de hoje mas, por determinação legal, esta alíquota é aumentada nos próximos meses. O valor da alíquota que sua empresa vai pagar sobre uma transação é aquele valor vigente nos dados em que você adquiriu ou vendeu o produto ou serviço, e não aquele vigente no momento em que você realmente pagou ou arrematou por eles. Não obstante, o regime de competência também oferece a oportunidade de observar os resultados da sua empresa não se refere à sua situação financeira e patrimonial, permitindo que o gestor possa planejar com mais facilidade os seus investimentos futuros e manter maior controle do seu balanço. Estas são as principais diferenças entre os Regime de Caixa e o Regime de Competência. Esperamos que tenham gostado deste artigo. Aproveite que está conosco e visite o nosso site e conheça as nossas soluções em gestão empresarial!

Procurando um Gerenciador Financeiro EmpresarialClique aqui e conheça agora!