Dicas de como criar hábitos de controle financeiro pessoal

Dicas de como criar hábitos de controle financeiro pessoal

Volta e meia, aparece alguma pesquisa para dizer que o brasileiro não possui hábitos de controle financeiro. A questão é tão preocupante que, os dados de um estudo elaborado pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), em 2020, mostram que o assunto não é compartilhado nem com os próprios parceiros.

De acordo com a pesquisa, apenas 21% dos entrevistados tiveram educação financeira na infância. Desses, no entanto, 45% não repassam as informações nem para os filhos. Dos entrevistados, 37% não tinham o hábito de falar sobre o assunto com os companheiros de relacionamento.

Ainda no quesito falta de controle financeiro, o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) revela que oito em cada dez brasileiros não sabem controlar as próprias despesas. E, ao contrário do que se pensa, isso não muda muito entre quem ganha muito ou pouco.

Ou seja, hábitos de controle financeiro estão mais ligados ao comportamento do que à renda.

Dicas para criar hábitos de controle financeiro do zero

Apesar de as notícias não serem boas, se você veio até aqui, é porque está preocupado com as próprias finanças e precisa de auxílio. Abaixo, separamos algumas dicas que vão lhe auxiliar a manter o controle financeiro.

Comece por descobrir a renda pessoal

Nem sempre a nossa renda pessoal provém apenas do salário. É preciso considerar que a renda, em si, é o salário líquido, já descontados impostos e outros gastos fixos, como pensão alimentícia. Se você possui um imóvel de aluguel ou faz algum serviço extra, como freelancer, esses valores podem entrar na renda mensal.

Você precisa anotar um valor fixo para a sua renda. Esse valor é o dinheiro com o qual você pode contar, faça chuva ou sol.

Faça uma previsão dos gastos fixos

Na lista, entram aluguel e condomínio, contas de água, luz, internet, telefone e gás. Isso varia conforme a família, mas são todas as despesas que você possui e que possuem um valor fixo. Por exemplo, a conta de luz pode variar, mas você precisa saber qual o valor médio mensal.

Depois de anotadas essas despesas, você consegue identificar quanto sobra para as outras despesas, como supermercado, transporte, lazer e saúde. Em suma, você está conhecendo quais serão seus gastos para os próximos meses.

Cultive o hábito de carregar os comprovantes de compra

É um pouco chato, sabemos. No entanto, pedir todas notas fiscais ou os comprovantes do cartão é um ato que faz com que você passe a anotar os gastos e construa hábitos de controle financeiro.

Todos devem ir para a sua lista de gastos: Lista de compras em supermercado, farmácia, restaurantes e bares, salão de beleza, compra de roupas, aplicativos de transporte, petshop e outros.

Para facilitar, você pode criar categorias, do tipo: moradia, lazer, transporte, vestuário, supermercado e alimentação fora de casa.

Descubra quais são as áreas que gastam mais e onde é possível economizar

Depois de ter as despesas fixas e as categorias de gastos mensais, você consegue verificar qual área está demandando mais de seu salário.

Se a categoria alimentação fora de casa está com gastos altos, você pode pensar em estratégias para diminuir isso. Por exemplo, tente tomar café em casa, prepare marmitas para levar ao trabalho e peça menos comida por aplicativos de entrega.

Caso os gastos sejam com transporte, verifique a viabilidade de ir de ônibus, a pé ou de bicicleta. Os gastos anotados são, também, uma forma de rever hábitos de controle financeiro.

Não tenha medo de pesquisar antes de comprar

Um determinado supermercado pode ter preços baratos em laticínios, mas preços altos em frutas e legumes. Então, pesquise antes de comprar e verifique qual deles oferece o melhor custo/benefício. Aliás, frutas e verduras costumam ser mais baratas em sacolões da cidade, por exemplo.

Comece a poupar e faça trocas mais vantajosas

As compras por impulso e os supérfluos acabam impactando no controle financeiro. Aquele cafezinho comprado por impulso ou aquela roupa que você resolveu levar de última hora podem trazer arrependimento no final do mês.

Para fugir disso, tente dizer não para você mesmo e crie um mantra mental mais ou menos assim: “o que eu poupo hoje será o meu prazer no futuro”. Em vez de comer todos os dias fora de casa, esse dinheiro economizado pode servir para que você passe alguns dias em uma pousada, descansando.

Que tal investir em um sistema online de controle financeiro?

Para muita gente, manter as coisas em cadernos é hábito do século passado. Então, você pode usar a tecnologia a seu favor. Visite nosso site para conhecer o sistema que oferecemos a você!

Procurando um Gerenciador Financeiro PessoalClique aqui e conheça agora!